Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de maio de 2011

ARCOVERDE: PROJETO SEXTAS FEIRAS CULTURAIS

Uma noite inesquecível para a cultura de Arcoverde. É assim que se pode definir a abertura do Projeto Sextas-Feiras Culturais ocorrido na última Sexta, 06/05/2011. Com a presença da maioria dos parlamentares, a festa transcorreu num clima de perfeita harmonia e interação entre os grupos homenageados. Após a abertura feita pelo Chefe do Legislativo, o Vereador Luciano Pacheco, foi formada a mesa, composta por vereadores e autoridades, e logo após houve a execução do Hino de Arcoverde no ritmo de Samba de Coco.

 

Na seqüência, a tribuna da Sessão Solene foi ocupada por Kleber Araújo, Presidente do COCAR, que enfatizou a necessidade urgente de se começar a discutir a inserção da cidade de Arcoverde no Sistema Nacional de Cultura. Depois fez uso da palavra o Presidente da Câmara, quando frisou que aquela noite festiva representava a abertura da Casa James Pacheco para o povo, em especial para o segmento da Cultura.

 

Alternadamente vereadores e autoridades se revezaram nas considerações ao público. Falaram os vereadores Jairo Freire, Warley Amaral, Luiza Margarida, Célia Cardoso, o advogado Gaudêncio Vilela e o ator e brincante Everaldo Marques, representante do segmento teatral e da Liga Cultural de Bois de Arcoverde. Foi registrada também a presença do Vereador Dr. Iran.

 

Se fizeram presentes, além de membros do COCAR, representantes de diversos segmentos culturais, a população em geral e integrantes da mídia, que realizaram uma excelente cobertura, inclusive com transmissão do evento em tempo real pela TV LW.

 

O cerimonial, comandado pelos professores Jaelson Gomes e Edilza Vasconcelos, conduziu a apresentação dos homenageados que se deu na seguinte ordem: Samba de Coco Malhada, Grupo Quebra Coco Aliança, Samba de Coco das Irmãs Lopes, Coco Trupé de Arcoverde e Coco Raízes de Arcoverde.

 

O ponto alto da noite foi a entrega, pelos Presidente da Câmara e do COCAR, de troféu e certificado ao Senhor Severino Amaro dos Santos (Biu Neguinho), que, demonstrando muita emoção, recebeu de seu neto Romualdo o surdo e demonstrou a batida que ele criou e que se tornou a marca do autêntico Samba de Coco de Arcoverde. No momento em que Biu Neguinho iniciou sua apresentação, todos os grupos se aproximaram e iniciaram uma louvação ao grande mestre com a entoação de Celina, sua música de preferência.

 

No fechamento da noitada cultural, Luciano Pacheco anunciou a realização do segundo evento, que ocorrerá dia 03/06, numa homenagem à linguagem cultural Poesia Popular.



FONTE: cocar.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário