Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de maio de 2011

CARUARU: Os desafios de ser a Capital do Agreste

A cidade, que comemora 154 anos hoje, tornou-se uma terra de oportunidades, mas com deficits na infraestrutura

Mais do que uma cidade, Caruaru é a segunda casa de muita gente que mora no interior. Quando não é um “lar reserva”, passa a ser ponto de parada de milhares de pessoas que buscam assistência médica, educação, emprego e diversão. Aos 154 anos de emancipação - comemorados hoje -, a Capital do Agreste ou Capital do Forró transformou-se em uma terra de oportunidades que vão além do comércio ou da música.

É no município que se concentra, agora, um dos principais polos médico, educacional, empresarial e industrial do Agreste pernambucano. Tanto é assim que nos últimos anos a cidade ganhou o título de “Suape Seco”, graças à efevercência econômica comparada ao Porto de Suape, em Ipojuca. Se há décadas a Feira de Caruaru era referência porque tinha de “tudo”, segundo o compositor Onildo Almeida, agora é a cidade que tem de “tudo” e ganhou ares de metrópole, inclusive nos desafios que o crescimento proporciona.

Esses problemas passam por deficits na saúde, na educação e na geração de emprego. Questões relacionadas ao crescimento urbano, transporte e segurança também alertam para novas necessidades que a modernidade provocou ou deixou mais visível. O fato é que a cidade precisa correr contra o tempo já que a infraestrutura para receber “boom” dos últimos anos não foi planejada e a correnteza não pode esperar ou parar.

“É necessário dotar a cidade de infraestrutura para acompanhar o desenvolvimento e é preciso que isso aconteça rápido, e isso demanda recurso e tempo”, frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Franco Vasconcelos. O prefeito José Queiroz vai além e acredita que só a vontade de melhorar não basta; é preciso recursos. “Nós vivemos um período de defasagem, de demandas reprimidas. E para reparar esta situação, somente com muitos recursos. O dinheiro tem chegado tanto do Governo Federal quanto Estadual, mas ainda é insuficiente para atender tanta coisa”, esclareceu Queiroz.

PARQUE INDUSTRIAL


Segundo Franco Vasconcelos, há atualmente mais de 100 empresas instaladas no parque industrial da cidade e outras 26 querendo se instalar no local. Para suprir a demanda, uma nova etapa do distrito industrial começou a ser planejada. “Caruaru, hoje, tem uma infraestrutura de parque industrial privilegiado, temos uma soma de fatores que potencializam a possibilidade de novos empreendimentos”, comentou o secretário, citando ainda outros atrativos como as duplicações das BRs-104 e 232.

Já o prefeito antecipou que as negociações de um terreno que receberá a quarta etapa do parque industrial começaram. “Isso será necessário para suprir a demanda, inclusive dos micro e pequenos empreendedores. Já pedi um estudo para colocação desses empresários no distrito ou em outra área da cidade e já estamos pensando em nova política de incentivo. Atualmente, os empresários que decidem manter negócios em Caruaru tem isenção de dez anos de IPTU e ISS, além do rebatimento de 90% de ICMS oferecido pelo Governo Estadual.


FONTE: folhadepernambuco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário