Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Quinteto Violado completa 40 anos com exposição e shows

Outubro de 1971. Uma banda ainda sem nome acabava de se apresentar em cima das pedras do Teatro da Nova Jerusalém, em Fazenda Nova, interior de Pernambuco. Ao descer daquele palco improvisado, carregando seus violões e demais instrumentos, os músicos são avistados por algunso meninos. Entusiasmados pela cena - que a seus olhos parecia deveras inusitada -, os pequenos gritaram: "Lá vêm os violados!"


Foi a partir desse tal insight juvenil que nasceu o nome Quinteto Violado. A banda-patrimônio da cultura pernambucana e nacional comemora quatro décadas de vida, com exposição e uma série de apresentações no Centro Cultural Correios, no Recife. O evento será aberto hoje, às 19h, apenas para convidados. A abertura para o público se inicia amanhã, no mesmo horário.


O público que comparecer à exposição Lá Vem os Violados!, que fica em cartaz durante todo o mês de maio, terá acesso a farto material e registros históricos do Quinteto Violado. O acervo inclui fotografias, entrevistas, testemunhos, capas de discos, estações multimídia e até uma jukebox com cerca de cinquenta faixas da discografia dos rapazes. Durante as manhãs, serão oferecidas oficinas para alunos de escolas particulares e das redes municipal e estadual. Nesses encontros com os integrantes da banda, os jovens vão conhecer detalhes sobre a história dos rapazes por meio de conversas e perfomances musicais.


Os concertos acontecem a partir do dia 05 de maio, sempre às 19h, no auditório do Centro Cultural Correios. No repertório, a banda vai passear por composições antigas como Vaquejada (Toinho Alves), Três Três (Fernando Lona) e Baião do Quinji (Vicente Barreto); passando por temas jazzísticos como Algodão (Luís Gonzaga), Forró de Dominguinhos (Dominguinhos), Frevo na Primavera (Toinho Alves) e Chorando de Manhã (Dudu Alves), até Canto de Zelação (Marcelo Melo), um dos temas mais recentes do Quinteto.


As datas dos shows são: 05, 06, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de maio, às 19h


FONTE: jconline.ne10.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário