Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de maio de 2011

BELO JARDIM: PROJETO TRAZ MÚSICA A JOVENS

O projeto percussivo social Lata Orgânica está com inscrições abertas para atender mais crianças em Belo Jardim. Os pais ou responsáveis interessados em incluir no programa os pequenos com idades entre 7 e 14 anos devem procurar a sede do projeto, que funciona no prédio da antiga Escola da Paz, bairro da Cohab III. No ato da inscrição, é necessário apresentar um documento que comprove que a criança está regularmente matriculada na rede pública de ensino. As vagas disponíveis são para os turnos da manhã e tarde.

Criado em 2010, o Lata Orgânica tem como meta envolver as crianças em trabalhos de meio ambiente, tirando o que iria parar no lixo para a confecção de instrumentos percussivos. O que eram antes latas, baldes e tonéis são transformados pelos alunos em instrumentos e diversão. No início, o projeto atendia apenas 30 crianças e adolescentes, mas atualmente 65 alunos fazem parte das aulas.

De acordo com o instrutor e músico, André Perazzo, um dos motivos do aumento dos interessados aconteceu graças ao desempenho dos jovens já participantes, que multiplicaram a ideia na cidade. “Eles já participaram de alguns eventos e se tornaram referência para os outros”, disse. Além do bom desempenho na batucada musical, Perazzo chamou a atenção para um outro aspecto positivo do projeto: a educação. É que para ser incluído no Lata Orgânica, o jovem deve estar estudando e ter bom desempenho escolar. “Percebemos neles uma melhoria na escola e até no comportamento dentro de casa”, frisou.

Um dos coordenadores do projeto, Cícero Santos, destacou ainda que o envolvimento das crianças com a música foi um alívio para alguns pais. “Grande parte dos meninos e meninas vivia pelas ruas e dando trabalho aos pais, mas agora só querem saber de música”, comentou. A iniciativa do projeto musical em Belo Jardim segue um desejo de reforçar uma tendência histórica da cidade, que é conhecida como a Terra dos Músicos. Na década de 50, bandas rivais à Filarmônica e à Cultura disputavam para encerrar uma festa de rua e permaneciam tocando por 15 horas. 


FONTE: folhadepernambuco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário