Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de março de 2012

Caixa Econômica impedida de cobrar tarifa de emissão do DAM em Petrolina



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da promotora de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, Ana Cláudia de Sena Carvalho, expediu recomendação para a Caixa Econômica Federal com a finalidade de impedir a cobrança de R$ 2,11 por emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) referente ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). 


Esta prática é considerada abusiva. A prefeitura do município deve evitar a cobrança ilegal por parte da instituição financeira credenciada. Novos boletos serão expedidos sem o valor cobrado pela sua emissão.  


A resolução 3.693/2009 do Banco Central do Brasil diz que é proibida a cobrança por emissão de boletos. Já o Código de Defesa do Consumidor declara que as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que estabeleçam obrigações consideradas abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem ou ainda sejam incompatíveis com a boa fé, devem ser anuladas. 


Uma reunião, convocada pelo prefeito, será realizada na próxima sexta-feira (23) para decidir quais atitudes serão tomadas para que esta cobrança não seja mais feita. O descumprimento da recomendação pode implicar em ação judicial para obrigar a Caixa a retirar a cobrança dos boletos.


FONTE: MPPE



Nenhum comentário:

Postar um comentário