Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de março de 2012

GOIANA: Festival Pernambuco Nação Cultural 2012 começa pela Mata Norte




Imagem: Daniela Nader

 A cidade de Goiana, na Mata Norte do estado, vivencia um momento especial de crescimento. Não estamos falando da economia, impulsionada pela instalação de novas fábricas e um salto grandioso para os próximos anos. Estamos falando da cultura, rica em manifestações como cavalo marinho, maracatus, mamulengos, entre outros brinquedos populares.


O reconhecimento e a consagração destas tradições têm como principal vitrine a primeira edição do ano 2012 do circuito Festival Pernambuco Nação Cultural. De 26 de março a 1° de abril, Goiana e toda Mata Norte irão sediar um dos maiores encontros de cultura popular do estado. Assim como tem sido nos anos anteriores, Goiana é a cidade polo do evento que, seguindo o conceito da descentralização das ações de cultura do Governo do Estado, acontece em mais 18 cidades da região: Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Glória do Goitá, Itaquitinga, Itambé, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Macaparana, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba, Tracunhaém e Vicência. O investimento no FPNC da Mata Norte, realizado através da Secretaria de Cultura, Fundarpe e com apoio de todas as prefeituras da região, é de pouco mais de R$ 1 milhão.
No centro de Goiana, da quinta-feira (29) até o sábado (1°), a Rua da Baixinha será endereço para uma mostra de artistas e grupos ligados aos gêneros musicais nordestinos, mas também à música pop e experimental. Nomes como Siba, Josildo Sá, Baiana System, Tribo de Jah, Mestre Luiz Paixão e Arlindo dos Oito Baixos estão na programação. Um show especial será o de Dominguinhos, que fará uma justa homenagem a Luiz Gonzaga. A partir da edição da Mata Norte e até o final do ano, o FPNC fará sempre uma homenagem a Luiz Gonzaga, lembrando o ano do seu centenário.

Um outro palco está sendo montado no distrito de Nova Goiana. No local, apresentam-se grupos ligados às tradições da Mata Norte. Na sexta-feira, mostra de coco de roda com Coco de Catolé, Coco de Pareia e Coco da Vanda. No sábado, apresentam-se a Ciranda do Rosildo, Mestre Ferrugem, Coco de Sebastião Grosso e A Matinada. Além dos shows, encontros e espetáculos, a programação do festival reserva um evento especial de literatura. O encontro “1922 – 2012: 90 anos da Semana de Arte Moderna” irá promover, em Nazaré da Mata, de 26 a 29, mesas redondas e oficinas com profissionais que irão discutir o tema.


FONTE: FUNDARPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário