ASCOM/Seres
Unidades prisionais foram reformadas e estão novas
Em Bom Conselho, a nova unidade prisional tem 46 vagas e já abriga 22 presos vindos da cadeia de Salóa, que estava superlotada. Na obra da cadeia foram gastos cerca de R$ 400 mil. Já nas cidades sertanejas de Ibimirim e Venturosa foram gastos R$ 775 mil nas reformas dos prédios. “Desde que as cadeias dessas cidades foram fechadas, há cerca de sete anos, os presos são encaminhados apenas para o presídio de Arcoverde o que gerou uma super população”, disse o gerente regional prisional da Seres, João Justino Barbosa Sobrinho.
Os presos que passaram a ocupar as celas em Ibimirim e Venturosa foram selecionados de Arcoverde por não terem sido sentenciados ainda. “São os presos marinados. Só depois da sentença é que eles poderiam estar em presídios ou penitenciárias. Geralmente são pessoas que cometeram delitos menores e que não devem ficar expostos com outros presos mais perigosos”, justificou Barbosa Sobrinho.
O secretário de Ressocialização, Romero Ribeiro, destacou a importância social da entrega das unidades. “Tínhamos que dar mais dignidade aos presos e desafogar os presídios. Além disso, com as transferências os presos das cidades vão ficar mais próximos das famílias”, disse. O secretário ainda contabilizou que o projeto vai gerar aproximadamente 500 vagas no sistema prisional do Estado. Ribeiro destacou, ainda, que as reformas deram uma padronização as unidades e incluiu aspectos da acessibilidade para presos com alguma deficiência física. Também ontem, foi entregue pela Seres, em parceria com a com a Prefeitura de Agrestina, a primeira sala de aula da Cadeia Pública do município.
FONTE: Folha de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário