Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de março de 2012

Destaque do interior na Coluna de Inaldo Sampaio de hoje: Belo Jardim



O ex-deputado Cintra Galvão completou neste mês de março 80 anos de idade. Ele é um dos mais longevos políticos de Pernambuco em atividade, já tendo sido prefeito de Belo Jardim e deputado estadual. Porém, ainda não decidiu pendurar as chuteiras. Vai se candidatar de novo à prefeitura apostando no “racha” da família Mendonça, sua adversária no município há 40 anos, que planeja lançar dois candidatos: o ex-prefeito João Mendonça (PSD) e a secretária de Cultura Andréa Mendonça (DEM).

A idade aparentemente não perturba Cintra porque os 80 anos, para ele, são “só o começo”. A cabeça e o corpo estão em forma e isso lhe dá a energia necessária para permanecer na luta por mais um período. A festa do seu aniversário, sábado passado, num clube de campo em Belo Jardim, acabou se transformando num pré-lançamento de sua campanha à prefeitura embora não fosse esta a sua intenção. Ele queria mesmo era rever os amigos e correligionários e nesse particular foi atendido.

O que o deixou feliz na ocasião foi a presença de adversários históricos como o deputado Mendonça Filho e o prefeito Marco Coca Cola. Ambos enfatizaram sua condição de opositores do homenageado sem deixar de reconhecer, contudo, que ele e o ex-deputado José Mendonça têm lugar assegurado na história do município. Eles começaram juntos na política mas as circunstâncias do processo os colocou em campos opostos sem que um, ao longo da vida, tenha perdido o respeito pelo outro.


A ausência – Eduardo Campos não foi à festa dos 80 anos de Cintra Galvão, sábado passado, em Belo Jardim, porque estava em João Pessoa administrando uma bronca no PSB. Mas de lá ligou para ele a fim de parabenizá-lo. Cintra ligou-se politicamente a Miguel Arraes em 1986.

A presença – O vice-governador João Lyra Neto esteve na casa de Cintra, em Belo Jardim, para dar-lhe um abraço pelos 80 anos. Mas por orientação médica não foi ao clube de campo onde ele foi homenageado. Deu um depoimento em vídeo que foi exibido à noite, em praça pública.

O oitentão – Três ex-colegas de Cintra na Assembleia Legislativa foram a Belo Jardim para homenageá-lo: Orlando Moraes (Betânia), Valdeir Batista (Araripina) e Geraldo Coelho (Petrolina). Este último, que está com 86 anos de idade mas parece ter 70, viajou 600 km de Petrolina a Belo Jardim “para dar um abraço neste velho amigo por ter chegado ao clube dos 80”.

As ausências – O senador Armando Monteiro chegou sábado em Belo Jardim para a festa de aniversário de Cintra Galvão com apenas três deputados do PTB: Jorge Corte Real, José Augusto Maia e José Humberto Cavalcanti. Vizinhos de Belo Jardim como Izaías Régis (Garanhuns), Marcantonio Dourado (Lajedo) e Júlio Cavalcanti (Arcoverde) não deram o ar da graça.

O pavão – Um dos pontos altos da festa dos 80 anos de Cintra Galvão foi a interpretação de “Pavão Misterioso” pelo maestro Mozart Vieira, fundador da Banda Sinfônica Meninos de São Caetano. A música, composta por Ednardo, é o carro-chefe das campanhas do PTB na cidade.


FONTE: inaldosampaio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário