(Imagem Reprodução: Allan Torres/Folha de Pernambuco)


A disputa pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, tende a ser acirrada neste ano. Isso porque os dois grupos que polarizam a corrida política estão em clima de “pé de guerra”, com direito a troca de acusações. Em entrevista à Rádio Folha FM, nesta quarta-feira (14), o pré-candidato pelo PSDB, o deputado Edson Vieira, acusou seu adversário, o deputado federal e ex-prefeito da cidade, José Augusto Maia (PTB), de traição nas eleições de 2010. O tucano ainda afirmou que o petebista é alvo de processos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Federal (MPF), por conta de uma série de irregularidades durante a administração municipal. “Augusto Maia é um ficha-suja”, bateu.


“Dos oito anos de gestão do ex-prefeito José Augusto Maia, seis contas dele foram rejeitadas. Ele também é acusado de improbidade administrativa, é denunciado por formação de quadrilha, desvio de merenda escolar, superfaturamento na licitação do lixo… E isso não sou eu quem está dizendo, são os processos. A gestão dele é marcada pela má conduta”, atacou Edson Vieira, que no ano passado se aliou ao deputado socialista Diogo Moraes, cotado para ocupar a vice na chapa do tucano. Aliás, na próxima sexta-feira (16), o Vieira e Moraes farão uma coletiva de imprensa para oficializar o nome que será o braço direito do parlamentar na campanha.


Edson Vieira refutou a acusação feita por José Augusto Maia que, em entrevista à Rádio Folha FM, em fevereiro passado, revelou que o deputado Diogo Moraes o “deixou na mão” nas eleições de 2010, quando propôs um acordo e terminou socialista apoiando a ex-deputada Ana Arraes (PSB) para a Câmara Federal. “O grande traidor da eleição de 2010 foi Augusto Maia em cima de Diogo. Ele traiu a Frente Popular trazendo o candidato a deputado Cecílio Galvão, de Belo Jardim, em troca de apoio, quando havia dito que apoiaria Diogo. Felizmente obtivemos mais de 18 mil votos os deputados”, assinalou.
O pré-candidato tucano, que faz oposição ao prefeito Antônio Figueiroa, o Toinho do Pará (PTB), revelou que na Câmara Municipal possui apoio de cinco dos dez parlamentares. E que lá no município, além do PSDB e PSB, a aliança conta com o 11 partidos, entre eles o PDT, PP, PR, PSC, PMN, PTC e PRP.


Edson Vieira aproveitou para “soltar o verbo” contra o gestor petebista. “Toinho está tão mal avaliado que não terá condições de disputar. Ele está fora e foi rifado da sucessão. Em Santa Cruz, para se ter uma ideia, 20% das ruas são pavimentadas. O restante, 80% delas, é na areia. O saneamento é precário e a saúde é um caos”, bateu. Entre as opções no bloco governista, Edson Vieira acredita que o candidato deverá ser o vereador Ernesto Maia (PTB), sobrinho de seu adversário político.


FONTE: Blog da Folha