Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Do O Povo Online: Noventa e nove mais um - As Comemorações do Centenário de Luiz Gonzaga em 2012 devem durar o ano todo





Depois do centenário de baluartes do samba brasileiro nos últimos anos, a exemplo de Cartola, em 2008, Noel Rosa e Adoniran Barbosa, em 2010, e de Nelson Cavaquinho este ano, agora é a vez do Rei do Baião. O centenário de Luiz Gonzaga do Nascimento será a grande efeméride da música brasileira em 2012. Homenagens ao pernambucano nascido em Exu no dia 13 de dezembro de 1912 estão sendo programadas em várias partes do Brasil, notadamente no Nordeste, região entranhada em toda a sua obra.



Do carnaval, quando será tema do samba-enredo da escola de samba carioca Unidos da Tijuca e do recifense Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo, ao São João, época em que será homenageado pelas maiores festas do gênero, tais como as de Recife e Caruaru, o vozeirão de Luiz Gonzaga ressoará pelo País.


No segundo semestre, está programado o lançamento do filme Gonzaga – De Pai para Filho, do diretor Breno Silveira, sobre a relação entre Gonzagão e Gonzaguinha, um dos capítulos mais emocionantes da história da música popular brasileira. As filmagens começam este mês em Pernambuco. Outro ponto alto das comemorações deve ser a inauguração, prevista para dezembro, do Museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga, um projeto do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco orçado em R$ 26 milhões.


Músicos como Fagner, Alceu Valença e Dominguinhos também devem prestar sua reverência ao Rei do Baião. O pesquisador pernambucano Paulo Vanderley, criador do site www.luizluagonzaga.com.br, o maior sobre o músico na Internet, prevê a produção de 15 a 20 trabalhos, entre CDs e DVDs. “Muito gente vai gravar Luiz Gonzaga”, afirma. Em parceria com o compositor cratense Chico Bezerra, atualmente morando no Recife, Paulo Vanderley também pretende lançar um livro com depoimentos e matérias sobre Luiz Gonzaga publicadas na imprensa durante as décadas de 1950 e 1960.



FONTE: opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário