Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

VIVA GONZAGÃO 2011: Seguidores de Gonzaga fazem festa da cultura popular em Exu




Reprodução: Costa Neto/FundarpeDescrição da imagem
Coral de Aboiadores de Serrita abriu segunda noite de shows em Exu





No terceiro domingo do mês de julho de 1980, a cidade de Serrita recebia mais uma edição da Missa do Vaqueiro. Quando acordou naquele dia, Chico Justino ainda não sabia, mas faltavam poucas horas para ele ver pela primeira vez o sanfoneiro que até hoje influencia seu trabalho como aboiador, poeta e declamador.


“Foi uma grande emoção ver Luiz Gonzaga, aquilo me tocou bastante e me ajudou a acreditar na poesia sobre o sertão e em cantar a nossa terra”, conta Justino, que há 12 anos integra o Coral de Aboios de Serrita, grupo que abriu a segunda noite de shows da Festa Viva Gonzagão nesta terça-feira, 13 de dezembro, em Exu.


A saudade de Luiz e o desejo de trilhar a carreira artística à luz do mestre Gonzagão são elementos que também impulsionam a trajetória musical de Leonardo D`Luna. Filho de Crato, no Ceará, Leonardo compõe seus xotes e forrós desde os 14 anos, tempo em que teve a oportunidade de conhecer de perto a riqueza de manifestações populares da região, como o reizado e as rodas de viola. “Era um sonho de criança ser artista.


Subir num palco hoje e homenagear Luiz Gonzaga é a realização do artista Léo, mas também daquela criança que ouvia, aos 6 anos de idade, Asa Branca na vitrola do pai”, lembra emocionado o cantor que também apresenta aos domingos o quadro “Solto no Meio do Mundo”, na TV Verde Vale, e ajuda a difundir a memória de ícones do sertão como Patativa do Assaré e o próprio Luiz Gonzaga a 32 municípios das regiões do Cariri cearense e do Sertão do Araripe pernambucano.


A Festa Viva Gonzagão, que mais uma vez integra a programação do Festival Pernambuco Nação Cultural, abre espaço também para novos admiradores do rei do baião. Como o argentino DJ Leon, que nos intervalos entre um e outro grupo musical, tem animado a Praça de Eventos de Exu com clássicos de Gonzaga inusitadamente revisitados pela parafernália eletrônica. “Tenho pesquisado a música brasileira, em especial a nordestina. Luiz Gonzaga é uma novidade e já estou encantado com esta oportunidade de conhecer melhor sua obra na cidade em que ele nasceu, na presença de pessoas que tocaram com ele e do público que o consagrou”, celebra Leon.


A segunda noite de shows também contou com apresentações memoráveis de Joãozinho do Exu, Chá Cutuba, Targino Gondim e do cearense Waldonys. Nesta quarta-feira, 14 de dezembro, a festa continua a partir das 20h, com Fua Carvalho, Antonio da Mutuca, Donizete Batista, Sotaque Nordestino e Raimundinho do Acordeon.


FONTE: fundarpe.pe.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário