Foto: PMS
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Perto de completar seis meses de funcionamento em Salgueiro, o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor(Procon) que tem apoio a Prefeitura desde sua implantação, já apresenta resultados positivos. A demanda crescente a partir do trabalho de conscientização e consolidação do Código de Defesa do Consumidor reforçam a posição de destaque do Procon local, cuja média de atendimento chega a 100 pessoas por mês. No ranking de registros, defeitos em produtos de fábrica se destacam como o de maiores reclamações, entre os consumidores.
O trabalho de orientação e conscientização da obrigatoriedade da troca de produtos por defeito ou desacordo comercial, foi também um marco fundamental das ações. De acordo com o coordenador do Procon Municipal, Marco Aurélio Dutra, em todo esse período de funcionamento do órgão, já foram solucionadas várias causas envolvendo relações de consumo, tendo como percentual 99% dos problemas resolvidos.
“Já houve restituições de valores cobrados em planos de saúde que não dispõe de cobertura no município. Também atuamos na fiscalização da lista de material escolar junto às instituições de ensino”, comentou Marco. Ainda na avaliação do coordenador, graças a um trabalho sistemático junto ao mercado, foi possível perceber que os fornecedores estão se adequando para um melhor atendimento aos consumidores e fazendo assim valer os serviços do Procon local.
A unidade em Salgueiro, conta com uma equipe constituída por um coordenador da área do direito, apoio administrativo e estagiários do curso de direito. Para a dona de casa, Auricélia Gonçalves, 43 anos, que está tendo apoio do órgão para resolver um impasse de ordem comercial, o departamento constitui mais um avanço para o município que ao consolidar-se como pólo de serviços e comércio, busca também, criar as estruturas necessárias para apoiar a população.
FONTE: salgueiro.pe.gov.br
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