Total de visualizações de página

sábado, 28 de abril de 2012

Comissão de Agricultura promove audiência pública em Itaíba



A seca e a proliferação da cochonilha do carmim, praga que atinge a palma forrageira, têm sido responsáveis pelo recuo de 40% da produção de leite no Agreste e Sertão pernambucanos. A desaceleração do segmento motivaram a realização de uma audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural,  ontem (27 de abril), no município de Itaíba, no Agreste pernambucano, a maior produtora da Bacia Leiteira do Estado.

O encontro reuniu especialistas da área, políticos e produtores locais. Segundo o setor, a praga da cochonilha destruiu 70% da palma. Sem alimentação e sem água, boa parte do gado tem morrido. A alternativa encontrada pelo poder público foi distribuir sementes de outro tipo da vegetação, conhecida como orelha de elefante.

De acordo com o coordenador do Programa de Distribuição da Palma do Instituto de Pesquisas de Pernambuco (IPA), Djalma Cordeiro, esse tipo de palma não é atingido pela praga, mas a produção em larga escala da vegetação é o maior desafio para o Estado. Além das ações estaduais, o prefeito de Itaíba, Marivaldo Bispo, anunciou a compra de cem caminhões com unidades da espécie vegetal. Fora isso, a gestão dispõe de 15 carros-pipa para ajudar os produtores de leite locais.

O prefeito de Manari, Sertão do Moxotó , Otaviano Martins, reconheceu os esforços do Governo Eduardo Campos para resolver a questão. Entretanto, o gestor enfatizou que o cenário é bastante preocupante. O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, Claudiano Martins Filho, do PSDB, destacou que a audiência pública era uma demanda antiga da população da região. Segundo o deputado, as prefeituras estão agindo para reduzir os prejuízos, e o Governo do Estado, por meio do IPA, também está tentando solucionar, o quanto antes, o transtorno.


FONTE: ALEPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário