Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de abril de 2012

PROJETO VITRINE: Irah Caldeira e Cristina Amaral homenageiam Gonzagão - Dia 07 de maio




Mais uma homenagem a Luiz Gonzaga. Desta vez, no auditório dos Diários Associados, dentro do projeto Vitrine. As responsáveis pela celebração, marcada para o dia 7 de maio, às 17h, serão Irah Caldeira e Cristina Amaral. “Vamos cantar grandes clássicos, mas também canções que estão fora da rotina de apresentações, que não são tão conhecidas”, conta Irah.



Uma delas será A sorte é cega. “É uma canção fantástica, gravada depois por Dominguinhos e por Elba Ramalho”, continua a cantora. Como mineira que é, Irah (que falou conosco de uma pracinha na cidade de Timóteo) gosta de um forró mais melodioso. “Existe uma influência grande da minha formação no meu forró. Não tenho como negar a essência da congada, da folia de reis, das modas de viola”.


Já Cristina Amaral também traz uma recordação da infância. Diz, de forma amorosa, “neguinha, eu tinha uns três, quatro anos de idade, e lembro de Luiz Gonzaga se apresentando em Sertânia. Dentro de um circo e em cima de um caminhão. Eu lembro de muita coisa”, conta. Anos depois, na década de 1980, quando tocava em bandas de baile, Cristina teve a honra de tocar em palcos nos quais também tinha estado Luiz Gonzaga. “Não chegamos a nos apresentar juntos, mas lembro que eu cantei e depois ele cantou. Mas eu o conheci, vi ele cantar. Tenho Luiz Gonzaga como um ídolo”, afirma.


Irah Caldeira continua a conversa dizendo o quanto o Rei do Baião é referência para os artistas que gostam - não só de forró, mas de música. “Eu gostava do Clube da Esquina, mas sempre achei que faltava alguma coisa. Quando vi Luiz Gonzaga, juntou a fome com a vontade de comer. Em 1985, comecei a despertar para a música. Foram as músicas de Gonzaga, que eu ouvia na rádio e dizia ‘como são bonitas’”. Profissionalmente, Irah começou a cantar anos depois, em 1998. “Quando vou fazer o meu trabalho, sempre trago ele à mente. Porque ele vai ser sempre um artista contemporâneo, atual. As pessoas dizem muito que isso ou aquilo é moderno, e o moderno é logo esquecido. Gonzagão é o meu conceito de moderno”.


Irah está trabalhando o seu álbum mais recente, Sem segredo, lançado no ano passado. E está com a agenda apertada. No dia 5, por exemplo, toca na Casa do Forró, no Pina. Já Cristina Amaral tem novidades quentinhas saindo do forno: o volume dois do CD Eu sou o forró, que deve ser lançado nos próximos dias. Um dos destaques será a participação de Fafá de Belém. O álbum tem 20 músicas, com inéditas e outras que já são sucesso e devem tocar muito nos próximos meses.


Serviço:

Irah Caldeira e Cristina Amaral no projeto Vitrine
Quando: 07 de maio,
segunda-feira, às 17h
Onde: Auditório dos Diarios Associados (Rua do Veiga, 600, Santo Amaro)
Quanto: O período de inscrição é de 30 de abril a 07 de maio. Os primeiros 100 leitores, assinantes ou não do Diario de Pernambuco, garantem o seu lugar e o de seus acompanhantes. A entrada é um quilo de alimento não perecível.
Informações e inscrições: (81) 3320-2020


FONTE: pernambuco.com & imagens sites das cantoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário