Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pombos sediará polo moveleiro




O município de Pombos, na Zona da Mata Sul pernambucana, irá receber o novo polo moveleiro de Pernambuco. O Governo do Estado cedeu uma área de 18 hectares para que nove empresas do setor construam indústrias no local. Até o fim do ano, cinco empresas irão transferir as unidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) para o município. As demais devem fechar o negócio até dezembro e realizar a transferência no próximo ano. Os primeiros empreendimentos devem investir R$ 35 milhões no local, gerando mais de 680 empregos diretos. A previsão é de que, em três anos, o número de pessoas empregadas no polo chegue a 1,6 mil.

As cinco empresas que já acertaram a mudança são Movene Indústria de Móveis, Estofados Cesar e Anatomic Colchões - que hoje funcionam em Jaboatão dos Guararapes -; Grag Estofados, cuja unidade é na Caxangá; e Kakakis Móveis, que tem duas unidades no Estado: uma no Ibura e outra já em Pombos. Neste último caso, o grupo irá centralizar as operações em uma única unidade no novo polo moveleiro estadual.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Pernambuco (Sindmóveis-PE), Vikentios Kakakis, esta semana teve início o levantamento topográfico da área. Apenas após a conclusão desta etapa é que será dado início às obras de terraplenagem do terreno. “Nosso projeto é construir um condomínio de indústrias moveleiras, com restaurantes, consultório médico, brigadas de incêndio e vagas de estacionamento”, explicou.

De acordo com Kakakis, a ida para Pombos é estratégica. “A cidade fica próxima a Vitória de Santo Antão e Gravatá, que já são polos conhecidos. Além disso, a Região Metropolitana do Recife já está saturada pela falta de mão de obra. O setor está investindo na capacitação dos funcionários, mas, quando estes são treinados, outras empresas fazem propostas com salários lá em cima e nós perdemos o trabalhador. Em Pombos poderemos oferecer o mesmo treinamento e a chance de ele querer sair da fábrica será bem menor, já que ele estará perto de casa e a concorrência estará no mesmo condomínio”, pontuou.


FONTE: folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário