Total de visualizações de página

sábado, 14 de abril de 2012

PETROLINA: Exposição “Trajetória Política de Nilo Coelho” será lançada nesta Segunda-Feira



As portas do Museu do Sertão serão abertas nesta segunda-feira (16), às 17h30, para o lançamento da exposição “Trajetória Política de Nilo Coelho”. Dinamicamente composta, a exposição traz peças do acervo museológico do Memorial Nilo Coelho, fotos e textos que evidenciam o percurso político trilhado por um dos mais ilustres filhos de Petrolina.

Gestada durante nove meses por Gilzia Brito, Assessora Museológica da Secretaria de Cultura, e recebendo a curadoria de Cosme Cavalcanti, a exposição é uma homenagem da Prefeitura de Petrolina a um dos maiores colaboradores para o desenvolvimento político e econômico de Pernambuco, em especial de seu interior. “Esta exposição será itinerante para que possamos levar a história para próximo das pessoas, democratizando o acesso à cultura, fazendo-as lembrar da importância da preservação da história e favorecendo a difusão cultural", frisou o prefeito Julio Lossio.

Com extenso currículo político, o nono filho do senhor Clementino Coelho e da senhora Josepha Coelho diplomou-se médico pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1944, assumindo seu primeiro cargo público, o de Deputado Estadual, em 1947. Sucedendo a esta cadeira, vieram as de Deputado Federal, Senador e Governador de Pernambuco.

Durante seus mandatos, podemos citar, entre outros feitos, a criação do Projeto Massangano, atualmente conhecido como Projeto Senador Nilo Coelho; a implementação da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco, atual Universidade Estadual de Pernambuco; a eletrificação de mais de 200 distritos, vilas e localidades no interior pernambucano e o grande empenho pela construção de estradas, o que lhe cunhou o cognome 'Governador Estradeiro'.

De acordo com Gilzia Brito, para contemplar tão vasta trajetória, serão disponibilizadas aos visitantes informações complementares sobre a vida e ações de Nilo Coelho. Aberta gratuitamente à visitação de terça a domingo, das 9h às 17h, a exposição ficará no Museu do Sertão até 11 de maio, quando seguirá em turnê. As escolas e grupos interessados podem fazer agendamento de visitação através do telefone 3862-1943. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3861-5157.
FONTE: Assesoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário