Total de visualizações de página

domingo, 11 de setembro de 2011

ARCOVERDE,BUIQUE & PESQUEIRA: Jornada Literária Portal do Sertão 2011




Divulgasção
A 3ª edição do projeto acontece de 15 a 25 de setembro em Arcoverde, Buíque e Pesqueira


O Sesc Pernambuco realiza, de 15 a 25 de setembro, a terceira edição da Jornada Literária Portal do Sertão. O projeto reúne mais de 60 escritores, críticos e estudiosos da literatura pernambucana em oficinas, rodas de leitura, exposições, performances, lançamentos de livros e recitais.


Exibições de filmes e espetáculos teatrais completam a programação, gratuita, que irá circular pelas cidades de Arcoverde (incluindo Caraíbas e Aldeia Velha), de 15 a 18/09; Pesqueira (incluindo Mimoso), de 19 a 21/09; e de Buíque (incluindo Catimbau, São Domingos, Carneiro), de 22 a 25/09. Em dez dias, serão mais de 100 ações nas três cidades.


A cerimônia de abertura será no dia 15, no salão de eventos do Sesc Arcoverde, às 20h, e contará com as presenças de Jomard Muniz de Brito, Wellington de Melo, Biagio Pecorelli, Hélder Herick, Maria Alice Amorim e Icaro Holanda. Fragmentos das obras de Jomard Muniz de Brito servirá de base para um grande jogo de pensamentos e debates sobre o processo criativo e tudo mais que envolve a produção literária, a partir do tema Rapsódia da Poeticidade – JMB em busca de Liliths e outros Orf’eus.


Um dos principais objetivos da Jornada é democratizar o acesso à arte da literatura no interior do Estado. “A possibilidade do encontro entre pessoas que produzem literatura e destes com os seus leitores é o que motiva a realização desse projeto”, afirma o coordenador de Cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho. Além de permitir que o grande público conheça de perto os escritores pernambucanos e suas produções, a Jornada Literária Portal do Sertão também abre portas para que os artistas locais exponham suas obras.


O destaque desta edição é o reforço na programação dos distritos de cada cidade onde o projeto irá passar. “Os distritos tem recebido caravanas de escritores constituindo-se num painel importante para o descentro. Por localidades como Mimoso, Caraíbas, Aldeia Velha, Carneiro, São Domingos e Vale do Catimbau circularão idéias que serão postas em prática nas oficinas, rodas de conversa, palestras, encontros, performances, espetáculos, filmes, concertos, entre tantos”, destacou José Manoel Sobrinho. 


O encerramento da terceira Jornada Literária Portal do Sertão, no dia 25, na Fazenda Pintadinha, no Distrito de São Domingos, em Buíque, terá a participação dos cantores Silvério Pessoa e Tonino Arcoverde. O encontro será a partir das 10h.


FONTE: sesc-pe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário