Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Prefeitura de Caruaru entregar o primeiro Diagnóstico da Feira da Sulanca





A Prefeitura de Caruaru realizou o primeiro grande estudo socioeconômico da Feira da Sulanca, que revelou indicadores fundamentais para que o processo de requalificação possa avançar. O estudo, realizado pela Cunha Lanfermann Engenharia, apontou que mais de 76 mil pessoas trabalham ligadas à feira, gerando uma movimentação financeira que ultrapassa os R$ 40 milhões/mês.


A pesquisa mostrou que 21% dos produtos comercializados na Sulanca são produzidos em Caruaru, a maioria das peças (43%) vem de Toritama. A maior parte do material vendido (34%) tem os estados do Norte e Nordeste como destino, com destaque para a Bahia, consumidora de mais de 19% dos produtos. Mais de 26% das peças comercializadas na Sulanca ficam em Pernambuco.


O estudo constatou que mais de 78% dos consumidores varejistas compram à vista, situação diferente das vendas no atacado, quando as vendas em dinheiro não chegam a 45%.


Os relatórios mostraram a necessidade de reestruturação da Feira da Sulanca, que nos últimos sete anos cresceu mais de 40% em suas dimensões. Segundo a análise, caso a feira permaneça no local onde está pode perder competitividade para cidades vizinhas, como Toritama e Santa Cruz, onde há centros comerciais mais bem estruturados. A distância das duas BR’s duplicadas é outro fator que dificulta os acessos ao Parque 18 de Maio. Por outro lado, estas dificuldades comprometem todo o bairro Petrópolis, que está sendo transformado numa área comercial. As ruas da comunidade servem como estacionamento para os veículos que trazem os clientes e feirantes, gerando grandes problemas no tráfego local.


De acordo com os dados analisados, a alternativa mais viável para o arranjo produtivo que é a feira, seria a relocação dela, pois seriam necessárias muitas intervenções urbanas para dotar o Parque 18 de Maio com toda a estrutura necessária. Esta hipótese, aliás, envolveria um grande número de desapropriações no entorno do parque e ainda assim deixaria o local com pouca margem para expansões futuras.


A Prefeitura está estudando alguns terrenos, que prefere não revelar para não gerar especulações. Serão levantados os orçamentos destas áreas, incluindo os custos com desapropriação. No entendimento da Prefeitura, caso a opção da relocação seja aprovada pelos feirantes, o caminho mais viável será uma Parceria Público-Privada com alguma empresa interessada no empreendimento.


Votação- A Prefeitura deixa claro que irá consultar todos os feirantes cadastrados antes de qualquer definição sobre o destino da Feira. Ainda não há nenhuma data definida para a consulta. O objetivo da prefeitura é chamar os feirantes para votar até o final do ano.


A Prefeitura de Caruaru esclarece que antes da eleição irá realizar campanha na mídia, informando o local e a pergunta que irá constar na urna, e aproveita ainda para pedir aos caruaruenses que não acredite em qualquer tipo de boato que possa surgir sobre a Sulanca. Repetimos, antes de realizar a consulta popular será feita campanha na mídia, informando a data, o local e a pergunta a ser respondida pelos aptos a votar.


FONTE: caruaru.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário