Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Bienal do Livro de Pernambuco 2011 começa no Centro de Convenções




A oitava edição da Bienal Internacional do Livro de Pernam­buco começa hoje e se­gue até o dia 2 de outubro. O evento, assim como em anos anteriores, ocorre no Centro de Convenções, juntou autores contemporâneos, nacionais e internacionais, a partir do tema “Ci­dadania e Literatura”, optan­do homenagear dois escri­tores: Ronaldo Correia de Brito e Mauro Mota, que completaria 100 anos em 2011. Os ingres­sos custam R$ 4 e R$ 2 (gra­tuito para professores e a­lunos das redes pública e pri­vada que agendarem previa­mente, e idosos com mais 65 anos).


Além das tradicionais atividades que acontecem no Centro de Convenções, com espaços para editoras divulgarem publicações do catálogo e venderem lançamentos, a Bienal deste ano também implementa atividades para novos espaços. “Teremos também atividades em bibliotecas comunitárias. Queremos estender braços para fora do Centro de Convenções”, comenta Wellington de Melo, responsável, com Homero Fonseca, pela coordenação executiva da programação. “Com o tema ‘Cidadania e Literatura’, a Bienal está sintonizada com movimentos do governo para difundir a literatura”, completa Rogério Robalinho, coordenador geral do evento.


Os autores nacionais que confirmaram presença são Laurentino Gomes, Thalita Rebouças, Carola Saavedra, Joca Reiners Terron, Miguel Sanches Neto, Marcelino Freire, Luiz Ruffato, Eliane Brum, Allan da Rosa, Cláudia Felício, Antonio Prata, Eucanaã Ferraz, Berimba de Jesus, Vitor Ramil, Lau Siqueira, Leandro Narloch, Duda Teixeira, Pedro Salgueiro, Cristhiano Aguiar, Rogério Pereira, Aderaldo Luciano e Graça Graúna.


A Bienal, em parceria com o Ins­tituto Cervantes, convidou também escritores espanhóis, co­mo Germán Gullón, Antonio Ál­varez Rojas e Bernardo Guti­ér­rez, além da argentina Flávia Company. Na lista de convi­dados internacionais ainda constam os portugueses Luis Ser­guilha e Maria Estela Guedes.


Além dos tradicionais encon­tros com escritores, a Bienal também promove outras for­mas de diálogo com o públi­co, como o Cine Sesc (também no Centro de Convenções), que irá exibir filmes so­bre literatura; oficinas sobre o mercado editorial e a criação literária; e também um concur­so literário: no site do evento (www.bienalpernam­bu­co.com) há um menu chamado “Ter­mine essa história”, em que o homenageado desta e­di­ção, Ronaldo Correia de Brito, iniciou um pequeno conto e o leitor que terminá-lo em 240 caracteres concorre a prêmios.


HOJE


A abertura oficial da Bienal ocorre ao meio-dia, com discursos sobre os homenageados e apresentação ao vivo da Orquestra Jovem Criança Cidadã dos Meninos do Coque. Entre as conversas com escritores, os destaques de hoje são: “Crônica em Ponto de Ba­la”, com Zeca Baleiro (às 17h), “1889”, com Laurentino Go­mes (às 18h) e  Ronaldo Cor­reia de Brito - (às 19h), to­dos no Centro de Convenções. Ronaldo é um dos finalistas da 53ª edição do Premio Jabuti. Ele concorre na categoria contos e crônicas com o livro “Retratos Imorais”. Há também um encontro “Oficinas literárias”, com Assis Brasil e Samarone Lima. 


FONTE:  folhape.combr

Nenhum comentário:

Postar um comentário