Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PETROLINA: Blues e poesia embarcam na última viagem do Som Francisco 2011




Tiago Montenegro
Descrição da imagem
Recital poético emocionou tripulantes do Som Francisco




Novidade do Pernambuco Nação Cultural 2011 celebrou a beleza do Rio São Francisco e sua importância para a cultura de Petrolina e região


“Encantamento. É esta a sensação. Sem dúvida, uma viagem inesquecível”, resumiu a comerciária Daiane Soares, ao descer da embarcação que no fim da tarde de sexta-feira (23), percorreu 5 quilômetros do rio que há 39 anos é pano de fundo da vida que leva, dos amores que vive. “Lembro dos passeios pela orla, do pôr do sol com os amigos. Esse rio se confunde com a vida da gente”, contou.


Provocar emoções como a que Daiane sentiu foi um dos objetivos do projeto Som Francisco, que fez hoje sua última viagem levando a bordo um recital poético para o "Velho Chico" e o encontro sonoro inusitado entre o jazz e blues da Uptown Band com a embolada do rapper Zé Brown.


Declaradamente emocionada, a poetisa Mariane Bigio deu boas-vindas aos tripulantes recitando “A mãe que pariu o mundo”, seu primeiro cordel. “Fui completamente tomada pela energia desse lugar, por tudo que o rio representa, por ser tão vivo em nosso imaginário poético”, revelou. Acompanhada da também poetisa Vitória Gabrielle, as duas artistas revezaram as declamações que indicaram o necessário tom de contemplação das belezas naturais e artísticas à viagem.


Poesia, paisagem e boa música. Tríade perfeita que se tornou completa logo nos primeiros acordes da Uptown Band. Como o próprio líder do grupo, Giovanni Papaléo resumiu: “Este momento marca o encontro do jazz, nascido às margens rio Mississipi (Nova Orleans–EUA), com a música nordestina e o rio São Francisco”.


Durante o show, o artista fez questão de agradecer a oportunidade de tocar “em um dos projetos musicais mais bonitos” que já conheceu. “Nossa luta é pra difundir o jazz e o blues no estado, então, participar de eventos como este renova nossa energia”, destacou.


O projeto


A 1º edição do Som Francisco se despede de Petrolina deixando um legado positivo em relação ao bom uso da beleza e exuberância do rio no fortalecimento da cena cultural da região. Para o coordenador geral do Festival Pernambuco Nação Cultural – Sertão do São Francisco, Beto Rezende, “a ideia é ampliar o projeto no próximo ano, com mais viagens por dia, ainda mais espaço para os artistas da região mostrarem seus trabalhos”, apontou.


Confira a lista das atrações que participaram da 1º edição do Som Francisco:
Carrancudos, Xêro no Cangote, Jagunços, Dom Angelo Jazz Combo, SKA Maria Pastora, Uptown Band (com Zé Brown) e as poetisas Mariane Bigio e Vitória Gabrielle.


FONTE: pernambuco.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário