Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Nação Cultural chega à Petrolina e mais seis cidades do Sertão do São Francisco




Divulgação
Descrição da imagem






Música, audiovisual, teatro, circo e muitos encontros de cultura popular acontecerão em Petrolina, Orobó, Cabrobó, Lagoa Grande, Afrânio, Dormentes e Santa Maria da Boa Vista, de 19 a 24 de setembro


A cidade de Petrolina é a próxima parada do Festival Pernambuco Nação Cultural. Na sétima edição do Festival da Primavera, a vitrine será não somente para artistas e grupos da música que não tem muito espaço na mídia de rádio e TV, mas também de encontros de cultura popular que fora de um festival de grande porte não teriam muita visibilidade.


A partir do dia 19 até o dia 24 o Sertão do São Francisco será o endereço mais cultural de todo estado. Como tem acontecido em outras regiões, o patrocínio do Governo do Estado à todo circuito Pernambuco Nação Cultural não fica restrito apenas a festa tradicional de Petrolina. Ele chega para levar arte, cultura e formação a outras cidades importantes do São Francisco, tais como Orobó, Cabrobó, Lagoa Grande, Afrânio, Santa Maria da Boa Vista e Dormentes.


Os shows em Petrolina, que irão atrair o povo de todas as cidades vizinhas, começam na quarta-feira, feriado local por ser o dia do aniversário do município. Geraldo Azevedo, filho da terra, faz o show de encerramento, da noite que tem ainda o Samba de Veio da Ilha do Massangano, Matingueiros, Maviael Melo e Claudionor Germano. Na quinta-feira, o reggae da Planta e Raiz é a pedida da juventude local. A noitada começa com Paulo Soares e a Terceira Cidade, Academia da Berlinda, Baiana System e Tio Zé Ba e Apocalipse Reggae. Na sexta, tocam o afoxé Oyá Alaxé, Marcelo Pantera e os Bruxos da Noite, Novinho da Paraíba e Alcymar Monteiro. No último dia, o baiano Moraes Moreira chega a Petrolina para apresentar o aclamado show Acabou Chorare, clássico dos Novos Baianos que completa 40 anos e recebe uma releitura do cantor e compositor soteropolitano. Na mesma noite, apresentam-se Rukha, Comunidade Azougue e Siba.


A música, mais do que as outras linguagens que também estarão em cena, será ouvida em todas as partes de Petrolina. Além da orla Porta do Rio, onde estará o palco Pernambuco Nação Cultural, haverá uma programação de bandas de rock no Palco Garagem, armado no Mirante da Orla I. Na sexta-feira, tocam Cabelo de Serpente (Petrolina), Carrancudos (Petrolina), Andranjos (Petrolina),  Mateus XV (Petrolina), Zé Povinho (Recife). No sábado, Reliving  (Petrolina), Overdrive (Petrolina), Cobaias (Petrolina), Crematorium (Petrolina) e Zé Brown (Recife). A música instrumental também terá vez, com uma programação que tomará a Catedral de Petrolina. Já na segunda-feira, às 19h, tocam a Orquestra de Câmara Novos Talentos, a Philarmônicas 21 de setembro (Petrolina) e o grupo Mosaico (violinos, violoncelos e violas (Petrolina).


O momento mais inusitado do festival será representado pelo projeto Som Francisco. Um passeio pelas águas do rio São Francisco, numa embarcação com capacidade para 80 pessoas por show. Haverá duas saídas, nos dias 21, 22 e 23 de setembro. No primeiro dia, às 10h, o show na barca será com a banda Carrancudos; às 16hs é a vez de Xêro no Cangote. No dia seguinte tem Jagunços e Dom Ângelo Jazz Combo. O projeto termina na sexta, com as bandas Ska Maria Pastora e Uptown Band.


“O festival para nós é um congraçamento, um momento em que toda produção cultural pode ser apreciada de forma gratuita, descentralizada, com um pouco mais de visibilidade. É também uma grande oportunidade de profissionalização do setor de cultura, pela quantidade de oficinas que estão vindo para cá e promovem a formação de novas pessoas para o mercado da cultura”, diz a superintendente de Cultura de Petrolina, Roberta Duarte. Ela destaca ainda o intercâmbio cultural, que promove a troca de informações entre bandas de fora, que nem sempre o município tem oportunidade de trazer, com os grupos da própria cidade.


Para o secretário de Cultura de Pernambuco, Fernando Duarte, a finalidade dos festivais ao chegar numa cidade é mostrar a riqueza cultural de região. “Estamos gerando atrações para o público e oportunidades para os artistas, através de um evento regionalizado, descentralizado, em parceria com as prefeituras. Nessa edição, o objetivo é fazer o movimento artístico de Petrolina ser reconhecido, pois lá tem um cenário forte de bandas e artistas. Vamos continuar nessa direção nos próximos festivais”, avalia Duarte.



Veja a programação completa click no link:  www.ointeriornet.blogspot.com/2011/09/confira-programacao-do-festival-da.html


FONTE: fundarpe.pe.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário