Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de abril de 2012

Arcoverde & Região: Festival Pernambuco Nação Cultural etapa do Moxotó começa com Oficinas



 (Foto: Clara Gouvêa/Secult-PE)
Adiel Luna coordena as ações de formação no Moxotó 


De 9 a 15 de abril, a região do Sertão do Moxotó respira cultura com o início das atividades do segundo Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) de 2012, realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura do estado e da Fundação do Patrimônio Hitórico e Artístico de Pernambuco.


Além dos tradicionais shows que marcam cada uma das edições do FPNC, as ações de formação garantem a qualificação e a valorização da cultura pernambucana e para nesta edição serão 40 ações distribuídas nas sete cidades que recebem o Festival.


São oficinas, workshops, palestras e rodas de encontros pensados em conjunto com cada uma das cidades que participam do FPNC. A programação de formação do FPNC do Sertão do Moxotó oferece desde ontem, 13 oficinas, 3 workshops, 4 palestras e 1 roda de mestre em Arcoverde; 2 oficinas e 1 roda de diálogo em Betânia; 3 oficinas em Custódia, 3 oficinas em Ibimirim; 3 oficinas em Inajá; 3 oficinas em Manari e 4 oficinas em Sertânia.


Dentro da programação dá-se destaque para o Encontro de Poesia Oral do Moxotó que acontece na quinta-feira (12) a tarde na cidade de Arcoverde. Os facilitadores do encontro serão Wellington Melo, coordenador de Literatura da Secult, e Adiel Luna que afirma que a intenção da Secult é tratar a tradição da cultura oral como uma manifestação literária. A ideia é continuar estas ações de valorização da cultura oral nas próximas doze edições previstas do FPNC ainda para o ano de 2012.


Como a região do Moxotó, em especial a cidade de Arcoverde, é reconhecida pela manifestação do coco, a diretoria de formação também organizou uma oficina com esta temática. “A oficina Samba de Coco – Percussão e Trupé, ministrada por Iran Calixto, será um momento para troca de experiências e resgate desta brincadeira pernambucana que estava sendo esquecida”, esclarece Adiel Luna sobre a oficina que acontece na cidade de Inajá de 9 a 13 de abril.


Outra tradição da região que ganha um suporte na área de formação é o reisado. A oficina “Adereço e Reisado” realizada em Manari por Jéssica Tavares de 9 a 13 de abril e irá orientar os praticantes de reisado da região na confecção de seus adereços e vestimentas para ornamentar a brincadeira. Os grupos de reisado da região do Moxotó poderão estrear suas novas vestimentas e adereços no Encontro de Reisados que acontece na Praça Pública do Distrito de Caraíbas.


Já na cidade de Sertânia o destaque fica com a oficina “Diálogos – Experimento Antropofágico” ministrada por Glauber Amaral, que é filho da cidade e atualmente desenvolve trabalhos com o Teatro Oficina, de José Celso Martinez, em São Paulo.


A próxima parada da caravana do Festival Pernambuco Nação Cultural do Agreste Setentrional será na região de Caruaru, que pela primeira vez recebe o FPNC.


FONTE: FPNC


Nenhum comentário:

Postar um comentário