Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Cremepe apura casos de cegueira em Caruaru



Quatro mulheres teriam perdido a visão de ao menos um olho depois de se submeterem a cirurgias de catarata na unidade de saúde



O Conselho Regional de Medicina no Estado (Cremepe) vai instaurar uma sindicância para apurar as circunstâncias do ocorrido em relação à conduta médica dos profissionais do Instituto da Visão de Pernambuco, em Caruaru, Agreste. Quatro mulheres teriam perdido a visão de ao menos um olho depois de se submeterem a cirurgias de catarata na unidade de saúde.

A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) aguarda o resultado dos exames realizados pelo Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope) para ter mais informações sobre o porquê do ocorrido. Os exames no Hope foram realizados na última quarta-feira, depois que as mulheres foram encaminhadas às pressas, e devem ser divulgados ainda esta semana, de acordo com a expectativa do o gerente da Apevisa, Jaime Brito. Elas contraíram uma infecção causada por alguma bactéria.

As cirurgias no Instituto da Visão de Pernambuco foram suspensas também na última quarta. E o bloco foi interditado pela Vigilância Sanitária do município na sexta. Ao todo, sete pessoas foram submetidas a procedimentos médicos na unidade. Seis delas de catarata. Dessas, as três primeiras e a última tiveram infecção. As outras duas não apresentaram problemas. Foram colhidas amostras do humor vítreo (substância viscosa) dos olhos operados das pacientes infectadas.

Apesar da realização dos exames do Hope, a Central de Transplantes de Pernambuco indicou que o agente causador da infecção foi a Pseudomonas. Três córneas chegaram a ser liberadas pela central para tentar evitar a perda da visão. O tecido seria aplicado como uma espécie de curativo para poupar os olhos das pacientes. O grau de degeneração dos órgãos, porém, já estava avançado. A vistoria da Vigilância Sanitária de Caruaru ao bloco cirúrgico do instituto não identificou problemas aparentes.


FONTE: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário