Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de abril de 2012

TRANSPOSIÇÃO: Obras chegam à Serra Talhada




SÃO PAULO - A ferrovia Trans­nordestina dá mais um passo na chegada ao Complexo Industrial Portuário de Suape. Na próxima semana, serão iniciadas as obras do traçado em Serra Talhada. A data da inauguração ainda depende da agenda do governador do Estado, Eduardo Campos. A chegada da ferrovia ao complexo é um passo primordial para o transbordo de cargas. A previsão é de que os trilhos cheguem ao complexo quando o segundo terminal de contêineres estará entrando em funcionamento. O edital de licitação da área do novo terminal, de 34 hectares, deve ser lançado ainda neste semestre.

O projeto executivo de construção do terminal está sendo analisado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A previsão é de que a aprovação saia ainda neste semestre. Em seguida, o projeto seguirá para aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU). Apenas após a aprovação do TCU é que a licitação poderá ser publicada. Outros dois terminais, de minérios e de grãos, também serão licitados este ano pelo Complexo de Suape. Mas, neste caso, os projetos executivos ainda estão sendo analisados. A previsão é de que os pleitos sejam submetidos à aprovação da Antaq ainda este mês.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Júlio, para os trechos da ferrovia que começam na próxima semana, não existem pendências de desapropriações. Já o trecho que vai de Belém de Maria ao Complexo Industrial Portuário de Suape ainda precisa de recursos. “Para estas desapropriações, nós solicitamos um aditivo no valor de R$ 65 milhões ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e estamos aguardando a liberação. Este é um valor alto, já que se trata-se de uma área urbana”, explicou.

O projeto que solicita a liberação do aditivo foi entregue ao Dnit no dia 17 de fevereiro. De lá para cá, segundo o secretário, já foram realizadas diversas reuniões e entregues vários documentos.
Mas a demora na liberação não irá atrasar o cronograma da obra. “Em paralelo a esta liberação, a Transnordestina aguarda a aprovação do traçado que é realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e que ainda não saiu”, explicou. Mais de sete mil pessoas estão trabalhando no canteiro de obras que foi erguido em Pernambuco.


FONTE: Folha de Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário