Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de julho de 2012

13 candidaturas estão impugnadas em Pernambuco: Veja a relação das cidades do interior Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Caetés, Tabira & Carnaíba,




Treze candidaturas a prefeito em Pernambuco foram impugnadas por juízes eleitorais, conforme o DivulgaCand, o hotsite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Lagoa Grande, no Sertão, os dois nomes inscritos estão fora da disputa: a prefeita Rose Garziera (PR) e seu único adversário, Robson Amorim (PSB). Ambos ainda podem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em Santa Maria da Boa Vista, dos três nomes majoritários, o prefeito Jetro Gomes (PR) e Fausto Bento (PRB) também estão impedidos de concorrer, ficando apenas José Gual­berto (PMDB) na disputa.

Em Caetés, o socialista Sampainho teve o registro impugnado por ter exercido o cargo de prefeito por oito dias em um mandato, sob força de decisão judicial, além de uma gestão completa. O gestor foi considerado inapto, já que a legislação brasileira não permite três mandatos consecutivos na chefia do Executivo. Já o adversário do socialista, Armando Duarte de Almeida (PTB) ainda está no páreo, mas aguardando julgamento de um pedido de impugnação.

Em Tabira, apesar da fartura de candidatos – são quatro no total – um está impugnado – José Edson Cristovão de Carvalho (Dinca), do PSB – e três aguardam julgamento – Vidal Filho (PPS), Marcílio Pires (PDT) e Sebastião Dias (PTB). Em Orocó, se não houver resultado favorável nos recursos passíveis de serem empregados pelos candidatos impugnados, haverá uma só candidatura, a de Reginaldo Crateu Cavalcanti, o Dedi (PT).

O candidato José Francisco Filho, o Didi (PR), que concorre à Prefeitura de Carnaíba, enfrentou até agora dois processos. No primeiro, quando foi questionada sua alfabetização, ele conseguiu reverter a decisão a seu favor, provando que sabe ler e escrever. Mas foi impugnado em outro processo, que apontava a rejeição de suas contas dos anos de 2003 e 2004, por “vícios insanáveis”.

No Recife, apenas um candidato foi impugnado até o momento: Esteves Jacinto (PRTB). Ele foi punido por apresentar prestação de contas fora do prazo e deixar de justificar a ausência do voto no segundo turno das eleições de 2010, além de ter pago a multa de R$ 3,50 fora da data-limite estabelecida pela Justiça Eleitoral. Jacinto, entretanto, permanece em campanha enquanto aguarda o julgamento do recurso impetrado por seus advogados.


Com informações da Folha de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário