Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Encontro de Literatura Fantástica de Triunfo - DIA 27 DE JULHO





Casarão receberá atividades de literatura


Na divisa entre Pernambuco e Paraíba, a Casa Grande das Almas é uma construção do final do século XIX, erguida pelo alferes João Timóteo de Lima. Localizada no Sítio das Almas, metade dos seus 14 cômodos se encontram em Triunfo-PE, e a outra metade em Princesa – PB. Conta-se que, por esta curiosa razão, Lampião, amigo do dono da casa, costumava tomar refúgio ali para fugir da polícia de ambos os estados. Quando chegavam policias pernambucanos, o cangaceiro ficava nos cômodos da Paraíba. Quando os policiais paraibanos estavam no seu encalço, Lampião se instalava em um dos muitos quartos ou salas do lado pernambucano.


Ao longo do tempo, a casa passou a mexer com o imaginário dos triunfenses, e é um dos grandes pontos turísticos da cidade, cercado de mistério e inscrustado na cidade sertaneja. Enxergando a confluência de um cenário propício e de uma possível discussão sobre literatura fantástica, a Coordenadoria de Literatura da Secult-PE levará à cidade o I Encontro de Literatura Fantástica de Triunfo. Durante o encontro, professores, jornalistas e escritores conversam sobre o gênero fantástico no Brasil e no mundo. Na sequência, os atores João Ricardo (RJ) e Flávio Renovatto (PE) contam histórias fantásticas para o público.


Cemitério localizado no quintal da Casa das Almas


Segundo Wellington de Melo, coordenador da pasta de Literatura da Secult-PE, não há exatamente uma tradição de literatura fantástica em Triunfo ou no nordeste, mas segundo ele, estas características permeiam a literatura nordestina em diferentes níveis. “O Romance da Besta Fubana, de Luiz Berto, tem uma pegada fantástica. A própria poesia de Zé Limeira também tem características fantásticas”, examina o coordenador, que enxerga o próprio imaginário nordestino como algo permeado de traços fantásticos.

Ao final, será realizada uma mostra de curtas pernambucanos com a temática, intitulado Cine Assombração. Serão exibidos A Menina do Algodão, de Daniel Bandeira e Kleber Mendonça Filho; A Perna Cabiluda, de Marcelo Gomes; Vinil Verde, também de Kleber Mendonça Filho; e Cinema Americano, de Taciano Valério.

Confira os detalhes da programação de “Histórias de Trancoso: Encontro de Literatura Fantástica de Triunfo”:


Sexta-feira, 27/7, na Casa Grande das Almas
14h – 16h – Literatura fantástica: primeiras abordagens. Prof. Rúbia Lossio (FUNDAJ), Neilton Lima (Focca), Alexandre Furtado (UPE). Coordenador: André de Sena (UFPE).
17h – 18h30 – Literatura fantástica: conversa com autores. Haroudo Xavier (UFPE), Roberto Beltrão (O Recife Assombrado). Coordenador: Homero Fonseca.
19h – 20h – Histórias de trancoso: contação de histórias. João Ricardo (RJ), Flávio Renovatto (PE).
20h – 21h – Cine assombração


Um dos quartos utilizados por Lampião para fugir da polícia
(crédito das fotos: Guilherme Gatis - Coordenação do FPNC)


Com informações da Assesoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário