Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de julho de 2012

CINEMA PE: Site estreia disponibilizando mais de 400 filmes pernambucanos





Cena do longa metragem 'O cinema, aspirinas e urubus' (Foto: Gil Vicente/ Divulgação)
Cena do longa metragem 'O cinema, aspirinas e
urubus' (Foto: Gil Vicente/ Divulgação)
Será lançado durante o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) o novo site 'Cinema Pernambucano'. 

 A página já contém mais de 400 filmes cadastrados - desde películas da década de 20 até produções mais recentes da capital e interior do estado, além de um banco de dados formado por profissionais e empresas de audiovisual e diversas outras informações relacionadas à sétima arte no estado. O endereço será www.cinemapernambucano.com.br.


A página trará informações de curtas, médias e longas metragens, nos gêneros de ficção, documentário, experimental e animação. É possível consultar um catálogo que já conta com 42 produtoras e 53 profissionais cadastrados.
O internauta também poderá pesquisar teses e dissertações, títulos, sinopses e fichas técnicas; ver fotos e making ofs de filmes; e acessar informações sobre cursos, festivais, cineclubes, salas de cinema, concursos, editais e outros assuntos do audiovisual no estado.
Pode colaborarO site é fruto do trabalho das produtoras Germana Pereira e Isabela Cribari. Todo o conteúdo, construído com o aval dos diretores, produtores de cinema e estudiosos do assunto, tem acesso gratuito. A proposta é que o site seja colaborativo, construído continuamente com a ajuda dos internautas.

"A ideia foi construir um espaço que reunisse informações sobre o cinema pernambucano, já que, hoje, os dados estão espalhados e nem sempre corretos. E, em sites nacionais, Pernambuco quase não existe, o que não condiz com o peso que ele tem atualmente. Nós queremos que as pessoas se sintam donas do site e possam contribuir com ele", disse Germana Pereira.

O site nasce como banco de dados, mas já está no cronograma de trabalho da dupla a realização de cursos e oficinas de audiovisual online gratuitos a partir do ano que vem. Posteriormente, a expectativa é de que o site ganhe colunistas semanais e espaço para notícias.

"Queremos dar uma esquentada nele, deixá-lo mais vivo. Queremos que ele seja uma ferramenta para estudantes de cinema e uma vitrine de negócios para os profissionais do ramo. Acreditamos que contribuiremos para dar mais visibilidade ao trabalho dos pernambucanos no meio audiovisual",  falou Germana Pereira.


Lançamento

No lançamento no FIG, haverá um bate-papo com as produtoras. A data e horário ainda serão confirmados. O site será também promovido em eventos.

Haverá ação no Festival de Cinema de Triunfo de 6 a 11 de agosto e no Festival Making of, de 21 a 30 de setembro, no Recife. Nos dois eventos, serão colocados computadores para que os profissionais atualizem o site com novas informações.

O site tem incentivo do Funcultura Audiovisual, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Secretaria Estadual de Cultura.


Com informações do G1PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário