Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Greve da Polícia Civil de PE completa uma semana sem negociação




Pedindo aumento salarial, melhores condições de trabalho e revisão de carga horária, os policiais civis de Pernambuco completam uma semana de greve. Neste sábado (28) e domingo (29), apenas três delegacias funcionaram na Região Metropolitana do Recife, em esquema de plantão. No último dia 23 de julho, o Tribunal de Justiça dePernambuco (TJPE) decretou a ilegalidade da paralisação.

O estado conta com um efetivo de seis mil policiais, boa parte paralisados, de acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais de Pernambuco (Sinpol/PE), Cláudio Marinho. "Fizemos algumas visitas às delegacias, e pudemos perceber que a greve conta com praticamente 100% de adesão da categoria", informou. Ainda de acordo com Marinho, uma manifestação da categoria deve acontecer na próxima quarta-feira (1º), no início da tarde.

Segundo o Sinpol/PE, os grevistas devem se concentrar em frente à sede do Instituto de Criminalística (IC). O grupo sai em caminhada até o Centro de Convenções, sede temporária do governo do estado. Ao final da manifestação, os policiais deverão se reunir em uma assembleia.
 
 saiba mais
 
Na Delegacia de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, o atendimento foi normal no final de semana, mas o movimento foi fraco. No bairro da Várzea, um delegado, dois agentes e dois escrivães recebiam as ocorrências, que chegaram em volume normal, totalizando apenas três na manhã do domingo.

No entanto, a delegacia do bairro de Casa Caiada, em Olinda, mal realizava os atendimentos. Enquanto um grupo de Policiais Militares do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) aguardava desde a madrugada para registrar dois flagrantes de porte de arma, o taxista Reginaldo Ribeiro preferiu voltar para casa. “Me informaram que tinha que ir pela internet. Vou tentar, porque aqui não resolve”, comentou.

O chefe da Polícia Civil, delegado Osvaldo Morais, informou que as delegacias deveriam funcionar normalmente. “Haverá um reforço nos plantões, mas a orientação é de que todas as delegacias funcionem. Nós temos uma sentença judicial declarando a ilegalidade da greve. Os policiais que se negam a atender, infelizmente, terão os pontos cortados, como já foi feito com 700 policiais. A população deve, no momento em que não for atendida, entrar em contato com a ouvidoria ou corregedoria, para informar o ocorrido, e nós vamos tomar medidas disciplinares cabíveis”, disse.

Com o corte de pontos, os policiais que continuam paralisados não receberão o salário nesta terça (31), apenas no dia 7 de agosto. “Nós estamos abertos ao diálogo, mas para que isso aconteça é preciso que a greve termine”, afirmou Morais. Para o sindicato dos policiais, a medida só provocou a radicalização da greve.

Atendimentos
Quem teve o veículo roubado e precisa que ele seja liberado deve ser atendido por um agente da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), que está reforçando a Polícia Civil, liberando os veículos apreendidos.

O cidadão que for assaltado ou precisar prestar uma queixa de qualquer tipo deve se dirigir à delegacia mais próxima do local do crime. “Havendo dificuldades no atendimento, informe à ouvidoria ou corregedoria, ou tente fazer a ocorrência pela internet”, explicou Osvaldo Morais. O site oficial da Polícia Civil de Pernambuco também deve ser procurado para registrar ocorrências menores, como a perda de documentos.

Osvaldo Morais comentou, ainda, que as investigações policiais continuam normalmente. “Na última sexta-feira (27) tivemos a operação Rota Final, que foi interestadual do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri). Foi uma investigação que começou em dezembro, e nós já realizamos prisões no interior do estado, carros importados foram apreendidos”, exemplificou o delegado.


Com informações do G1 PE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário