Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de julho de 2012

COMEÇOU O FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2012





Elba Ramalho e Dominguinhos foram os destaques da festa.
Homenagem ao Rei do Baião contou com presença da Família Gonzaga.



Dominguinhos foi atração da primeira noite do festival (Foto: Gabriela Alcântara/G1) A garoa e o frio – já tradicionais em Garanhuns, município do Agreste de Pernambuco – não desanimaram o público presente na abertura do Festival de Inverno (FIG). As pessoas encheram a Praça Guadalajara, principal palco do FIG, para dançar o arrasta-pé em homenagem a Luiz Gonzaga, animados por Mourinha do Forró, Família Gonzaga, Elba Ramalho, Dominguinhos e o projeto Viva Gonzagão.


O forró começou com Mourinha, que traz o ritmo no nome. Vestido de vaqueiro, com trajes que lembravam o próprio Gonzaga, o músico tentou animar o público com um repertório cheio de sucessos, como “Nem se despediu de mim”. Ele foi seguido pelo grupo formado por parentes do Mestre Lua, que continuaram a fórmula de sucessos, com canções como “Pense n'eu” e “Que nem jiló”. Mesmo com a chuva engrossando, pares de forrozeiros começavam a se formar, dançando animados.



Elba conquistou público do FIG (Foto: Gabriela Alcântara/G1)

Elba Ramalho foi a terceira a subir no palco da Guadalajara, e conquistou o público de primeira, interpretando “Vida de viajante”. Fosse pelo repertório cheio de sucessos, tanto de Luiz Gonzaga quanto de outros músicos, ou pela forte presença de Elba no palco, o público parecia já não se importar com a chuva, que engrossava. Enquanto a cantora dançava animada no palco, acompanhada de seus bailarinos, as pessoas faziam da praça um grande arraial.

Emocionada, ela encerrou sua apresentação com a oração de São Francisco de Assis, e foi acompanhada pelo público.

Em seguida, Domiguinhos deu um ar mais tranquilo à noite. Sentado com a sanfona no colo, desfilou canções como “Canta Luiz”, “Pagode Russo” e “Abri a porta”. A serenidade no rosto do músico, natural de Garanhuns, e a simultânea agilidade com os dedos davam a impressão de que ele e a sanfona eram um só. Mesmo que em tom mais calmo que o de Elba, ele conseguiu manter a animação do público, que vibrou ao ouvir “Isso aqui tá bom demais”.

Fechando a noite, o projeto Viva Gonzagão, organizado pela Sociedade dos Forrozeiros Pé-de-serra e Ai!, apresentou as canções do Rei do Baião para uma Praça Guadalajara um pouco mais vazia. A homenagem começou com a performance do poeta Antônio Marinho, que apesar de bonita, pareceu um pouco perdida dentro da noite. Em seguida, os músicos participantes do projeto, como Herbert Lucena, Cezzinha e Nádia Maia, tentaram esquentar a noite dos forrozeiros que resistiram ao frio.

O Festival de Inverno de Garanhuns segue até o dia 22 de julho, com shows, mostras, apresentações de teatro e circo, sessões de cinema e iniciativas em diversas áreas. Na noite desta sexta-feira (13), a Praça Guadalajara recebe as bandas Escravo e Bixiga 70, e as cantoras Zélia Duncan, Zizi Possi e Mônica Feijó, que deve substituir o grupo português Deolinda, que não pode vir ao Brasil para realizar seu show.


 Com informações & Imagens de Gabriela Alcântara do G1 PE, em Garanhuns.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário