Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de julho de 2012

FESTIVAL DE INVERNO DE PERNAMBUCO 2012: Performances cênicas se despedem em grande estilo




Últimas performances de teatro e dança foram bastante elogiadas pelo público



Peça “O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas” foi aplaudida de pé
(Foto: Tom Cabral/OSanto/Secult-PE)


O último dia (21/7) de performances cênicas no 22° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) encerrou com grande adesão do público. A sessão de despedida, “O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas”, foi aplaudida de pé por longos minutos e bateu recorde de espectadores no Teatro Luiz Souto Dourado. As sessões de dança e a programação de circo como um todo também foram bastante elogiadas.

Logo às 14h, o espaço de Circo iniciava a primeira de duas apresentações da Mostra de Artistas Circenses. O espetáculo foi composto por artistas de diferentes circos e trupes, que não necessariamente haviam trabalhado juntos anteriormente. A Mostra também contou com a participação de Índia Morena, patrimônio vivo de Pernambuco que tem 59 anos de circo.

O professor Nilton Gomes esteve presente em todas as apresentações do espaço do circo durante o FIG e preferiu as performances de circos mais tradicionais, familiares. “O artista circense de família, que vive da lona, pode não ter passado pela escola, mas tem um conhecimento de vida circense que nem todos têm. Artistas mais escolarizados teoricamente também precisam articular o saber popular”, opinou.

Ao longo do FIG, o Espaço de Circo recebeu ao todo nove espetáculos diferentes, com uma média de público de mil espectadores por sessão. A supervisora do espaço, Carminha Lins, ficou muito contente com o resultado e retorno do público: “Foi muito interessante a receptividade do público. O circo sempre atrai muita gente, acho que somos o maior público do Festival, fora os palcos musicais. A programação foi bastante variada e isso também agradou”, avaliou.

A funcionária pública Lucilene Herculano também esteve no espaço quase todos os dias, acompanhando o filho Cauã, de 8 anos, e elogiou especialmente o primeiro espetáculo apresentado no espaço, “Quatro”, da companhia recifense Brincantes de Circo.



O Teatro para a Infância e Juventude recebeu, durante o FIG, três espetáculos teatrais infantis e 13 apresentações de dança. Em média, cada sessão foi acompanhada por 750 espectadores. O público com deficiência auditiva e visual também compareceu, embora ainda de maneira tímida. Quatro dos espetáculos exibidos no espaço tiveram recursos de audio-descrição e interpretação em libras. Em cada um deles, uma média de cinco pessoas com deficiência esteve presente. “Superamos dificuldades na infraestrutura do lugar e acredito que atendemos quase 100% das demandas”, afirmou o supervisor do teatro, Raimundo Branco.

Como encerramento de uma programação diversificada, o Teatro Luiz Souto Dourado, onde foram exibidas todas as apresentações de teatro adulto do FIG, recebeu a comédia romântica “O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas”, da trupe pernambucana Ensaia Aqui e Acolá. A peça, que exagera recursos da linguagem do melodrama, do cinema e de telenovelas de maneira irônica e divertida, teve recorde de público no espaço. Ao final da peça, a plateia vibrou e aplaudiu o elenco por vários minutos.



Com informações da Assesoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário