Total de visualizações de página

sábado, 7 de julho de 2012

COMEÇA A FENEARTE 2012: Governador abriu a Feira de Artesanato






Tendo como homenageado Luiz Gonzaga, começou nesta sexta-feira (06/07), com a presença do governador Eduardo Campos e da primeira dama, Renata Campos, a XIII Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte).


São esperadas 300 mil pessoas à feira, que traz nesta edição 7 mil expositores e recebeu investimentos de R$ 4 milhões. A estimativa de negócios gira em torno de R$ 300 milhões.


A Fenearte 2012 vai até o próximo dia 15, no Centro de Convenções de Pernambuco.



O artesão Ademar Inácio, 62, de Jupi, no Agreste pernambucano, especialista na arte sacra de madeira. Inácio participa pela 9.º vez do evento e já está com mais da metade das peças vendidas.

“A expectativa é de que esse ano seja o melhor de vendas. Isso aqui é uma vitrine para nós, é como Eduardo disse, você vende o que traz e ainda adquire encomendas para o resto do ano”, afirmou o jupiense.

Além de milhares de artesãos pernambucanos e de outros estados brasileiros, há ainda os da Áustria, Camboja, Catar, Congo, Líbia, Turcomenistão, gente de 40 países alocados em 29 mil m² de área de exposição.

 A Fenearte faz parte do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape), que busca valorizar e difundir a riqueza cultural do estado, além de estimular o potencial de crescimento dos artesãos. “Todo o dinheiro gerado aqui vai ser investido diretamente numa cadeia produtiva de artistas, importante para inclusão social e também para divulgação da cultura de nosso estado”, disse o secretário de Turismo, Alberto Feitosa.

A Praça de Alimentação foi novamente instalada na área externa, com acesso exclusivo pelo pavilhão. A área contará com 10 restaurantes, 150 mesas espalhados em mais de 2 mil m². O traçado da Feira, do arquiteto por Carlos Augusto Lira, mantém ainda a lógica do labirinto, ideia bem recebida pelo público na última edição.


A cenografia será recheada de reproduções de símbolos que compõem a estética do sertão e que remetem ao universo “gonzaguiano”. O destaque é para o Espaço Luiz Gonzaga, montado no mezanino numa área de 120 m² com painéis iconográficos, TVs reproduzindo shows e documentários sobre a vida e obra do Rei do Baião.




Com informações & imagens do Blog do Gov. PE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário