Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Salgueiro decreta estado de emergência por causa da seca



 Foto: PMS 



O prefeito Marcones Libório de Sá decretou na última quarta-feira (4) estado emergência em parte da área rural do município, afetada pela estiagem. A Prefeitura de Salgueiro/Secretaria de Desenvolvimento Rural, vem adotando nos últimos meses, medidas em caráter de urgência, através da construção de cacimbas, na busca de alternativas que atendam as necessidades hídricas para as famílias das comunidades rurais, a curto e médio prazo, como também dos animais que têm sofrido com a escassez de chuvas na região.

Entre as ações implementadas pelo município, estão à construção de cacimbas. Desde janeiro, já foram construídas mais de 50 cacimbas, beneficiando as comunidades de Acauã, Melancia, Baixio Grande, Alazão, Tamburil, Hipólito, Baixio do Gravatá, Caldeirão das Letras, entre outras.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Nilton Cavalcanti a estiagem vem se configurando como a mais dura dos últimos anos, por isso, o governo está investindo em saídas para  minimizar os reflexos que castigam as populações rurais como os prejuízos causados na produção agrícola, com impactos sociais que se estendem ao longo do tempo. Ainda serão beneficiadas cerca de 30 famílias das comunidades rurais.

Na avaliação do secretário, o momento é grave para os produtores rurais, pois as perdas da lavoura são acima de 50%, sendo que boa parte dos agricultores não realizaram sequer o plantio das culturas. Além da construção de cacimbas, a Prefeitura já está atuando, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado nas frentes de abastecimento das comunidades através de carros pipa. O governo municipal tem buscando também o apoio de outras entidades como a Defesa Civil do Estado, visando planejar ações que venham evitar que maiores consequências possam agravar ainda mais o atual cenário.


FONTE: PMS


Nenhum comentário:

Postar um comentário