Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de junho de 2012

ALCEU VALENÇA NO SÃO JOÃO DO NORDESTE 2012: RECIFE, ARACAJU,JOÃO PESSOA & PAULISTA




A turnê de ALCEU VALENÇA no São João 2012 manifesta a grande arte do baião e celebra o centenário de LUIZ GONZAGA, de modo a reafirmar seu legado como matriz da melhor canção popular do Nordeste.


O espetáculo explicita a influência de Luiz na criação musical de Alceu e estabelece relações temáticas, poéticas e estilísticas entre o cancioneiro de um e de outro. Os shows da etapa nordestina acontecem, com entrada franca, em Recife (23/06), Aracaju (24/06), João Pessoa (25/06) e Paulista (26/06).


Do repertório de Luiz Gonzaga, Alceu recria canções que o marcaram desde a infância, entre elas,“Juazeiro”, “Sabiá”, “Sala de Reboco”, “Respeita Januário”, “Pau-de-Arara”,“Vem Morena”, “Cintura Fina” e “Xote das Meninas”. 

De lavra de Valença, estão“Coração Bobo”, “Pelas Ruas Que Andei”, “Cavalo de Pau”, “Belle du Jour”, “Táxi Lunar”, “Como Dois Animais”, “Embolada do Tempo” e “Tropicana”, além de forrós e baiões que reforçam sua condição de renovador do gênero, como “Vou Pra Campinas”, “Forró Lunar” e “Turnê Nordestina”.

A relação direta entre os dois artistas é evidenciada no número que junta “Asa Branca” e “Anunciação”,duas das composições mais emblemáticas do cancioneiro popular do Nordeste.

Nascido no Agreste de Pernambuco, Alceu cresceu escutando Luiz, mas também os elementos originais que o ajudaram a consolidar seu estilo. Pelo canto dos aboiadores, emboladores e cantadores de feira, pelas toadas, cantigas de cego e outras manifestações que conhecera desde o berço, Alceu assimilou a música de Gonzaga desde as raízes que a constituíram.

O próprio Luiz, ao assistir a um show de Alceu, no início de sua carreira, avaliou o então jovem compositor: “Sua música soa como uma banda de pífano elétrica”. Anos depois, Gonzaga viria a gravar uma composição de Alceu, em parceria com Carlos Fernando, “Plano Piloto”, escrita em homenagem a Brasília.

Alceu, por sua vez, gravou diversas canções de Luiz, ao longo de sua carreira. No último encontro, pouco antes de sua triste partida, o mestre pediu a Alceu que cuidasse de seu legado:“Não deixe meu forrozinho morrer”, - sentenciou. Alheio aos polietilenos de baixa densidade dos forrós de plástico, Alceu vai mostrar pra vocês como se canta o baião.

ALCEU VALENÇA – SÃO JOÃO 2012:

RECIFE Sábado, 23/06 –Sítio da Trindade (23h)
ARACAJU – Domingo, 24/06 – Forró Caju (23h)
JOÃO PESSOA – Segunda, 25/06 (23h)
PAULISTA – Terça, 26/06 (23h)


Com informações do site do artista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário