Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de junho de 2012

SÃO JOÃO DE CAMPINA GRANDE 2012: Antiga Estação de Trem de Galante é restaurada e agora é a Estação Forrozeira






O Distrito de Galante ganhou importantes benefícios para a realização descentralizada para o Maior São João do Mundo. A novidade deste ano é a criação da Estação Forrozeira, que está funcionando na antiga Estação de Trem.

O antigo prédio, que surgiu em 1907, com a chegada do trem em Campina Grande, foi todo restaurado, incluindo a recuperação da fachada, áreas internas, instalações elétricas e hidráulicas.

Segundo Kleber Novaes, coordenador do Expresso Forrozeiro (Trem do forró), o local merecia ser recuperado e tivemos o apoio para que isso se transformasse em realidade.
Na Estação Forrozeira, moradores e turistas encontram o que há de melhor da culinária regional, além de muito forró ao vivo e uma paisagem deslumbrante, que é o Açude do Distrito.


HISTÓRIA DO TREM EM GALANTE - A Estação: A estação de Galante foi inaugurada em 1907 pela Great Western, no trecho Itabaiana-Campina Grande. O trecho da linha saía de Itabaiana para Campina Grande, e o distrito de Galante foi contemplado com este benefício. Desta estação partiu a locomotiva nº 3, que inaugurou no mesmo dia da de Galante a estação ferroviária de Campina. Este ramal ligando a cidade de Itabaiana até Campina possibilitou a ligação desta estação até a capital do estado, facilitando o escoamento de seu principal produto, o algodão.

A estação de Galante, que se chamou Álvaro Machado durante algum tempo, por volta de 1960 e depois retomou seu nome, está desativada desde 1997, pela RFFSA.

A Estação de Trem compreende aproximadamente 440 m² de área coberta abrigando bilheteria, residência do agente, caixa d’água e galpão para abrigar equipamentos e operários da CFN responsável pela manutenção da linha, cozinha e banheiros/vestiários. No centro da cidade de Galante, a estação está localizada num platô que permite visualizar o vale e ao fundo a Pedra de Santo Antônio, no município vizinho de Fagundes.


Com informações da PMCG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário