Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Casa do Gonzagão abre as portas ao público nesta sexta dia 15 de junho no Maior São João do Mundo







casa_gonzagaoEste ano, o São João de Campina Grande presta uma justa e grande homenagem a Luiz Gonzaga pelo seu centenário. E para enriquecer ainda mais as reverências ao Rei do Baião, foi montada no Parque do Povo a Casa do Gonzagão.


O espaço é uma réplica da casa onde Luiz morou em Exú-PE, e funcionará como um espécie de Museu expondo toda a história de vida dele. Ela será aberta ao público a partir das 20 h desta sexta-feira, 15 de junho.

Os visitantes da Casa terão a oportunidade de obter informações detalhadas sobre as obras do artista, além de estar num espaço rústico que remonta aos ambientes onde viveu Luiz Gonzaga.

‘’O Maior São João do Mundo abre as portas à cultura e monta a Casa do Gonzagão para propagar, junto aos campinenses e turistas, todo o legado do Rei do Baião, o grande inspirador das festas juninas’’, disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Lira.

Casa do Gonzagão- A Casa compreende uma área de 300 m², e foi dividida em três ambientes: a entrada com a representação da casa onde Luiz Gonzaga morou em Exú-PE,  a segunda parte com os aspectos da casa de seu pai, Seu Januário, onde viveu durante a infância. Já no terceiro ambiente está o Museu de Luiz Gonzaga, com imagens do Rei e sua biografia completa.

Toda a trajetória de Luiz está cronologicamente exposta em painéis que medem 3 metros de altura, e dividida em seis épocas, desde seu nascimento em 1912 até o ano em que o país despediu-se do Rei do Baião, em 1989.

O ambiente é todo climatizado, está situado na parte de cima do Parque do Povo e funcionará até o dia 01 de julho, data em que se encerra a festa junina de Campina Grande.

O Rei do Baião- Autêntico representante da cultura nordestina, Luiz Gonzaga foi responsável por disseminar o forró, em especial o baião, pelo Brasil sempre na companhia da sua sanfona.

O gênio na arte de inventar melodias e harmonias gravou 56 discos e compôs mais de 500 canções, cantando o cotidiano do sertão nordestino, entre suas maravilhas e dificuldades.

‘ABC o Sertão’, ‘Respeita Januário’, ‘Paraíba’, ‘Olha Pro Céu’, ‘Xote das Meninas’, ‘Vida de Viajante’, ‘A Morte do Vaqueiro’, ‘Cigarro de Palha’ e ‘Hora do Adeus’ são algumas das obras que ajudaram a eternizar Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.


Com informações de São João de Campina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário