Total de visualizações de página

sábado, 23 de junho de 2012

Desfile dos Bacamarteiros vai reunir 28 batalhões no dia de São João, em Caruaru






No dia 24 de junho, dia de São João é também comemorado o Dia do Bacamarteiro.





Em Caruaru, a data é comemorada com um tradicional desfile que este ano reunirá 28 batalhões e cerca de 800 homens.  O desfile sairá do SESC por volta das 15h e seguirá pelas principais ruas do centro da cidade até o Polo das Quadrilhas, no Arraial Gonzagão, na Estação Ferroviária, onde receberão medalhas de honra ao mérito, entregues pelo prefeito José Queiroz e o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, José Pereira.

Antes dos batalhões saírem pelas ruas, as comemorações começam no SESC, no período da manhã quando eles se reunem para a salva de tiros e um almoço especial. São grupos de bacamarteiros da zona rural de Caruaru e também de diversas outras cidades do Agreste.

A origem dos grupos de bacamarteiros, segundo contam os próprios integrantes, é que gerações anteriores foram soldados vitoriosos que voltaram das batalhas, por isso o ato de condecoração por honra ao mérito virou uma tradição secular na Capital do Forró, para relembrar a participação do Exército Brasileiro na Guerra do Paraguai (1864 a 1870). Os tiros de bacamarte eram dados diante das igrejas para comemorar o retorno dos soldados para casa.

A tradição se misturou ao som do Triângulo, sanfona e zabumba, instrumentos que determinam os passos da marcha dos bacamarteiros. Facilmente reconhecidos pelos trajes de zuarte (tecido de algodão, geralmente azul), chapéus de couro, alpercatas e cartucheiras. Nos batalhões várias gerações marcham unidas, são pais, filhos, netos e até avôs que seguem em fila ao som do mesmo ritmo. A tradição também diz que eles são responsáveis por acordar os santos padroeiros das festividades juninas através dos tiros de pólvora seca, disparados pela arma que dá nome ao grupo, o bacamarte. Além dos disparos, eles cantam e rezam para os santos.


Com informações da Assesoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário