Imagens: Divulgação/PJP |
A festividade junina vai homenagear o centenário do “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga (1912-1989), e também a cantora pernambucana, radicada na Paraíba, Marinês (1936-2007), conhecida como “A Rainha do Xaxado”. O evento vai de 22 a 29 de junho, no Ponto de Cem Réis e na Praça Dom Adauto, onde acontece o 16ª Concurso de Quadrilhas Juninas. A realização da festividade é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
A programação foi oficializada nesta quarta-feira (13) pelo prefeito Luciano Agra, em café-da-manhã no Restaurante Mangai, em Manaíra. Na ocasião, o prefeito Luciano Agra ressaltou o papel da cultura na sociedade. “Vejo o São João como um evento que pode ser explorado para a consolidação e confirmação de nossa identidade cultural. Nós temos todo um conjunto de expressões que marcam nossa diferença”, disse. “Não queremos concorrer com São João nenhum. Queremos dar oportunidade para que o povo de João Pessoa possa ter o seu próprio São João”, acentuou.
O diretor executivo da Funjope, Lúcio Vilar, disse que a escolha dos nomes que compõem a programação de São João foi pautada na homenagem a Gonzagão.
“Privilegiamos nomes da música regional e brasileira que bebam da fonte do cancioneiro popular tão bem representado na figura de Gonzagão. São grupos e artistas que têm no Rei do Baião uma referência, ou desenvolva um trabalho voltado ao homenageado da festa”, comentou.
Vilar anunciou que este ano a festa terá a “Rádio Lua – 100 mhz”, cujo nome faz referência a Gonzagão, também chamado de Velho Lua, e ao centenário de seu nascimento. “Teremos dois locutores, que são atores contratados. Um ficará no estúdio improvisado e o outro passeando pela plateia e interagindo com o público”, disse. “Outra novidade para este ano é levar o cinema para a festividade. Vamos exibir o documentário de uma cineasta carioca, intitulado “Rei da Munganga”, sobre Genival Lacerda”, citou.
Mais de 60 horas de forró e quadrilha – Durante oito dias consecutivos, o São João de João Pessoa vai oferecer ao público uma programação constituída, exclusivamente, de grupos e artistas nacionais e locais que valorizam as matrizes do forró, a exemplo do baião, xote e xaxado. A identidade nordestina também está representada na festividade por manifestações como o coco, ciranda, repente e outros ritmos da nossa cultura.
No Ponto de Cem Réis, ficarão dispostos dois palcos. Um deles é destinado aos shows nacionais e locais. O outro é voltado à apresentação de grupos da cultura popular e aos trios pé-de-serra. Por ambos passarão 31 atrações, totalizando cerca de 40 horas de show.
Na Praça Dom Adauto, durante cinco dias, será realizado o XVI Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e Região Metropolitana, em parceria com a Liga das Quadrilhas. Nele, se apresentam 26 grupos durante mais de 13 horas de performance.
O espaço da diversão utilizado pelo público no ‘São João de João Pessoa – O Melhor da Gente’ gira em torno de 11 mil metros quadrados, incluindo nessa dimensão as ruas do entorno dos shows a apresentações, onde serão instaladas barracas padronizadas de bebidas e comidas.
Confira a programação do São João de João Pessoa 2012:
Local: Ponto de Cem Réis (Centro Histórico de João Pessoa)
22/06 (sexta-feira)
18h – cantoria de viola, com João Paulo Bento e Pedro Firmino (cultura popular)
19h – Orquestra Sanfônica do Balaio Nordeste – Tocando Luiz Gonzaga (palco)
20h – Forró com Meire Lima (cultura popular)
21h – Bastianas (palco)
22h30 – Orquestra da Bomba do Hemetério (palco)
23/06 (sábado)
18h – Dupla de aboiadores Zé Val e Dedé de Salgado (cultura popular)
19h30 – Forró Kintura Nordestina (cultura popular)
21h – Renata Arruda (palco)
22h – Genival Lacerda (palco)
23h – Nando Cordel (palco)
24/06 (domingo)
18h – Dupla de emboladores Zezinho e Carlos Batista (cultura popular)
19h30 – Alexandre Pé de Serra (cultura popular)
21h – Ripa na Chulipa (palco)
22h30 – Antonio Barros e Ceceu (palco)
25/06 (segunda-feira)
18h – Coco de Roda do Mestre Benedito (cultura popular)
19h30 – Marluce Forrozeira (cultura popular)
21h – Clã Brasil (palco)
22h30 – Alceu Valença (palco)
26/06 (terça-feira)
18h – Coco de Roda Novo Quilombo de Gurugi (cultura popular)
19h30 – Chameguinho do Forró (cultura popular)
21h – Forró Caçuá (cultura popular)
2h30 – Trio Nordestino (cultura popular)
27/06 (quarta-feira)
18h – Penha Cirandeira (cultura popular)
19h – Forró da Mala (cultura popular)
20h – Fuba de Taperoá (palco)
21h – Pinto do Acordeon (palco)
22h30 – Dejinha de Monteiro (palco)
28/06 (quinta-feira)
18h – Ciranda do Sol (cultura popular)
19h30 – Amigos do Forró (cultura popular)
21h – Swing Nordestino (palco)
22h30 – Santanna (palco)
29/06 (sexta-feira)
18h – Ciranda Tupinambá, do Mestre Carboreto (cultura popular)
19h30 – Flor de Caruá (cultura popular)
21h – Os Três do Xamego (palco)
22h30 – Flávio José (palco)
Com informações da PJP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário