Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de junho de 2012

Convênio de R$ 27,5 milhões vai garantir construção de usina termosolar em Petrolina





O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, está desenvolvendo cinco outros projetos para diversificar a matriz energética do Arquipélago de Fernando de Noronha.

O município de Petrolina, localizado no Sertão do São Francisco, ganhará uma Plataforma de Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Solar, integrada por duas usinas solares e um centro de pesquisa.

A primeira usina já começará a ser construída no próximo mês de agosto. Será uma planta piloto de uma usina heliotérmica, geradora de energia limpa por meio da transformação térmica dos raios do sol.

Um convênio, assinado na manhã do dia (22/06) entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no valor de R$ 27,5 milhões, garantiu a construção da unidade, que iniciará suas operações em dois anos.

A solenidade ocorreu na Reitoria da UFPE com presença do secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, do coordenador do Projeto da Heliotérmica do Cepel, professor Eduardo Serra, do reitor Anísio Brasileiro, entre outras autoridades.


Com informações do Blog do Gov. de Pe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário