Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de junho de 2012

Casa do Sanfoneiro vai fortalecer o cenário da música nordestina em Salgueiro







 
Um dos atrativos culturais da programação do São João de Salgueiro será a Casa do Sanfoneiro que chega para promover, divulgar e fortalecer o autentico forró pé de serra, compondo o cenário e a tradição da música nordestina. O espaço está sendo montado pela Prefeitura em parceria com a Associação de Sanfoneiros de Salgueiro (ASS) no pátio onde vai funcionar a Estação do Forró. 

A casa é  um projeto da Associação e contará com uma vila cenográfica, com alpendre, cerca, mesinhas ao ar livre. Lá, o tocador de sanfona receberá o público apreciador do autentico forró e vai funcionar com uma ampla programação do dia 23 de junho até o dia 13 de dezembro, data de aniversário do rei do baião, Luiz Gonzaga.

Salgueiro é referência na região pela expansão e profissionalismo de sanfoneiros, tornando-se destaque no Estado pelas iniciativas de fomento aos grupos através do Festival da Sanfona. O município também oferece aula de sanfona no Centro de Música Maestro Ivalter, roda de sanfona no campo, entre outras ações que valorizam o artista da terra.

De acordo com o presidente Associação de Sanfoneiros, Herinho Monteiro, a Casa chega com o intuito de valorizar o artista local e o artista da sanfona. “Nós estamos resgatando a cultura, dando apoio ao sanfoneiro. Este foi um projeto feito pela Associação de Sanfoneiro e está sendo posto em prática para servir de suporte para nosso trabalho e para a cultura popular de Salgueiro”, disse Herinho.

Segundo o músico, no mês de junho, a casa vai funcionar somente para visitação a partir de um ambiente ornamentado para os visitantes tirar fotos, conhecer os trabalhos de vários artistas. “Boa parte da obra de Luiz Gonzaga, vai estar em exposição por meio da linguagem da música e da poesia deixada pelo rei do Baião”, adianta Herinho. A partir de julho, o espaço começa a receber atrações locais, como forró pé de serra todo final de semana. No dia 13 de dezembro, acontecerá a virada do forró em comemoração ao centenário de Luiz Gonzaga”, comentou o sanfoneiro.

Para Herinho, o artista local em Salgueiro está ganhando espaço e valor cultural por meio das políticas públicas voltadas para a cultura, em favor dos artistas da região. Um dos entusiastas é José Eugenio Neto, mais conhecido como Zé Urubu. “A Casa do Sanfoneiro foi pensado por nós sanfoneiros, com nosso apoio”, disse. 

 
Com informações da PMS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário