Total de visualizações de página

sábado, 30 de junho de 2012

Caruaru, Bezerros, Garanhuns, Arcoverde e Serra Talhada: Ações voltadas a doação de órgãos são realizadas nesta segunda-feira





As ações da Organização de Procura de Órgãos (OPO) gerenciada pelo Hospital Santa Efigênia, em Caruaru, serão intensificadas nesta segunda-feira (02). Desde sua criação, em 2009, a OPO vinha realizando um perfil epidemiológico da região, com o cadastro de pessoas no Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome), captação de doadores de córnea e a sensibilização social.

Agora o trabalho será focado no enfrentamento da subnotificação dos casos de morte encefálica nas UTIs de Caruaru, Bezerros, Garanhuns, Arcoverde e Serra Talhada. Estas cidades fazem parte da regional atendida pela organização, que atinge uma população de dois milhões de pessoas no Interior.

Segundo a enfermeira da equipe de procura dos órgãos, Verônica Rangel, a meta exigida pelo Ministério da Saúde é que até dezembro sejam notificadas quatro mortes encefálicas por mês e 15 córneas. A notificação não significa que haja doação. Em Caruaru, a equipe reforçará o trabalho no Hospital Regional do Agreste (HRA), que é a unidade de referência para traumas, casos onde se verificam maiores situações de doação de órgãos e tecidos. A OPO é uma instituição financiada pelo Governo Federal, mas que também recebe uma contrapartida particular.


Com informações da Folha PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário