Total de visualizações de página

sábado, 23 de junho de 2012

ENTREVISTA: Forró Caju conta com a tradição de Dominguinhos




O músico, que acumula mais 50 anos de carreira, fala da alegria de trazer seu forró de raiz para o público aracajuano. Ele se apresenta dia 23

(Foto: Divulgação)
Nunca estudou música formalmente, mas bem de perto ele aprendeu com o mestre. Seus primeiros passos enquanto forrozeiro foram dados ao lado de Luiz Gonzaga, de quem foi parceiro durante anos. Na estrada há mais de cinco décadas, o músico José Domingos de Morais é hoje um dos maiores nomes do forró no Brasil. E como pede a tradição, Dominguinhos volta mais uma vez à capital sergipana para, como uma das principais atrações da festa, subir ao palco do Forró Caju.

Vencedor de prêmios como o Grammy Latino, o Prêmio Shell de Música, e o Prêmio Tim de Música Brasileira, o pernambucano, natural da cidade de Garanhuns, é um dos mais celebrados músicos da cultura popular nordestina, reconhecido por uma obra universal, ainda que regional em sua essência. Por telefone, o cantor, compositor e instrumentista respondeu à Agência Aracaju de Notícias (AAN) perguntas sobre o Rei do Baião e sobre sua relação com o público aracajuano.

O reconhecimento do seu trabalho e suas apresentações durante este mês, sobretudo no Forró Caju, também são questões levantadas na entrevista exclusiva. Confira!


Agência Aracaju de Notícias – Que significado tem o Centenário de Luiz Gonzaga para você que foi um dos seus grandes “discípulos”?

Dominguinhos – Para mim, Luiz Gonzaga é o soberano absoluto da música nordestina. Ele foi um músico excelente e um grande cantador. Foi precursor do xote, do xaxado, do baião. Além do arrasta-pé, era também tocada valsa, choro, e vários outros estilos. O fato de ainda hoje ele ser uma das maiores referências musicais do país mostra o significado que tem para todos os que valorizam a cultura popular brasileira.

ANN – Nos seus shows realizados nesta temporada junina, há algo de especial programado para homenagear o Rei do Baião?

Dominguinhos – São mais de 50 anos de homenagem. Eu sou cantador de Luiz Gonzaga desde a nossa convivência. A homenagem este ano vem na forma de uma maior intensidade da emoção.

ANN – Tendo sido um de seus maiores parceiros, como é ver Luiz Gonzaga sendo fortemente reconhecido por vários artistas e nos maiores eventos de forró do país?

Dominguinhos – As homenagens têm sido feitas com muito bom gosto, e reverenciado de forma simples e bonita o grande músico do Nordeste, aquele que melhor ilustrava o sertanejo, o vaqueiro, a vida do campo. Fico muito feliz!

ANN – O que os amantes do forró podem esperar do repertório do seu show na capital sergipana?

Dominguinhos – O roteiro será bem mesclado. Além das músicas de Gonzaga também tocarei canções minhas e de grandes parceiros como João Silva, Anastácia e vários outros. Vai ser um show coeso e com muita alegria para representar bem o clima junino, que é tudo de bom!

ANN – Como têm sido suas apresentações no Forró Caju? E a sua relação com o público aracajuano?

Dominguinhos – Milha relação com o público tem sido a melhor possível. E o Forró Caju é uma festa em que gosto muito de me apresentar porque Aracaju também é um local que eu amo. É uma cidade bonita e ordeira, onde já morei por um tempo. Toquei muito no Gonzagão e me sinto muito bem em voltar sempre à Aracaju.

ANN – Além de ser sempre uma das atrações mais aguardadas pelos forrozeiros, ter seu trabalho reconhecido por grandes prêmios musicais tem um significado especial?

Dominguinhos – Desde as grandes premiações de música brasileira e latina até as homenagens feitas em pequenas cidades pelo interior do Brasil têm um grande significado para mim. Todos os prêmios que recebi até hoje são guardados com muito carinho porque representam um reconhecimento que me deixa muito contente.

ANN – Que recado você deixa para os fãs do baião que já estão na expectativa do seu show em Aracaju?

Dominguinhos – A mensagem que eu deixo para o povo é de que vá para o Forró Caju com muita vontade de brincar, de festejar. Que todos dancem bastante e se divirtam comemorando o Santo Antônio, o São João e o São Pedro nessa festa linda, que representa a cultura do sertão e valoriza a música popular nordestina.


Com informações da ANN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário