Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CARUARU: Dia Mundial contra a AIDS é nesta quinta, dia 01 de dezembro




O COAS-Caruaru realiza nesta quinta-feira, 01, uma série de ações voltadas para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Neste ano, a Secretaria de Saúde está disponibilizando 700 testes-rápidos de HIV. Esses exames serão entregues entre 15 a 20 minutos. Haverá também apresentação de vídeos educativos do Ministério da Saúde incentivando o uso de preservativo e explicando os diversos tipos de doenças sexualmente transmissíveis. As ações começarão a partir das 9h até 20h, ininterruptamente.


No Marco Zero, arte-educadores distribuirão mais de 30 mil panfletos e 60 mil camisinhas. De acordo com o diretor do Coas, Claudino Melo, o principal objetivo é chamar a população para realizar o teste-rápido. “Atendemos pessoas a partir dos 13 anos. Por mês, cerca de 300 caruaruenses realizam teste de HIV, gratuitamente, mas o laboratório atende outras cidades e esse número salta para mil atendimentos por mês.”, explicou.


Caso o resultado seja positivo, os pacientes são encaminhados para o Serviço de Atenção Especializada que funciona no Lactário Amélia de Pontes. Neste local, eles são acompanhados e recebem medicação gratuitamente. “Vale ressaltar que o atendimento do COAS é para orientação, prevenção e detecção da doença. O tratamento é no Lactário”, enfatiza Melo.


O COAS funciona na rua Coronel Limeira,189, Centro, de segunda a sexta-feira das 7h 30min às 13h e em regime de plantão nas segundas e quintas das 17h às 20h.


FONTE: caruaru.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário