Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CARUARU: Reforma começa com atraso




                              Reprodução: folhape.com.br

Dez meses depois da interdição, as obras da Catedral de Caruaru começaram ontem. A primeira etapa vai contemplar o restauro da estrutura armada do concreto do prédio.



 A medida é a mais emergencial, já que algumas partes do teto começaram a cair, colocando em risco os fiéis que frequentavam a catedral. Esse foi o principal motivo para o fechamento do templo até a finalização dos trabalhos.



Apesar de ter data para começar, as obras não têm prazo para o término, uma vez que os recursos para o restauro são provenientes de doações.



Este é o primeiro serviço de reparo no prédio que tem 50 anos de construção. “Há 50 anos, a obra não foi concluída e ficou inacabada por todo esse tempo, por isso precisava desta revitalização”, justificou o arcebispo de Caruaru, dom Bernardino Marchió. Além do apelo da segurança, outro motivo reforçou a necessidade da obra no templo dedicado à Nossa Senhora das Dores: o apelo populacional. “A igreja tem uma aparência mal acabada e não agradou a população que viu a substituição da antiga igreja pela que temos hoje”, destacou o padre e arquiteto Silvano Onofre.



Em anos anteriores, os caruaruenses chegaram a pedir a demolição da atual estrutura de pirâmide, para a reconstrução da igreja nos moldes antigos. Um aporte de R$ 25 mil já foi feito para a empresa Betonpoxi Edificações, que ganhou a concorrência para realizar o serviço de engenharia. Além da preocupação com a segurança da edificação, o projeto de requalificação vai contemplar também a parte visual do edifício.



Este serviço será realizado junto com o restauro do concreto armado e deve durar nove meses. O templo ainda ganhará iluminação cênica, a cátedra do bispo e elementos artísticos que devem ser esculpidos por artesões da região. “A ideia é chamar artistas que possam esculpir pedras, assim como na época medieval”, revelou padre Silvano.



Apesar de tantas melhorias, dom Bernardino alertou que a capacidade da igreja não sofrerá alterações. “Hoje comportamos 400 pessoas sentadas. A capacidade não corresponde ao espaço de uma catedral”, disse. Até a reinauguração, as missas foram transferidas para a Matriz do Rosário.



FONTE: folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário