Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PETROLINA: Inaugurar o novo Sistema Público de Estacionamento Rotativo integrado a Bicicletas de Aluguel





  Reprodução/petrolina.pe.gov.br
Buscando incentivar alternativas para o desafogamento do trânsito e, ao mesmo tempo, contribuir com o meio ambiente através de veículos não-poluentes, o prefeito Julio Lossio entregará à comunidade de Petrolina na tarde do próximo sábado (19), o Sistema Público de Estacionamento Rotativo integrado a Bicicletas de Aluguel.

A ação realizada pela Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo será marcada por um grande passeio ciclístico que sairá da Orla I, às 17h.


Com crescente desenvolvimento do município de Petrolina que conta atualmente com uma frota de aproximadamente 70 mil veículos entre carros e motos – segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o objetivo do bicicletário é, além de organizar o fluxo e disciplinar o uso do espaço público, melhorar a estética do centro urbano e promover o aumento da oferta de vagas para estacionamento. A iniciativa gera rotatividade nas vagas, além disso, pretende-se com o novo sistema melhorar ainda a acessibilidade das pessoas na área central dinamizando o comércio e reduzindo também o número de pequenos acidentes nas vias públicas.


Inicialmente, o projeto que cumprirá sua primeira etapa, irá contemplar três pontos que ficarão localizados na Orla/ acesso das barquinhas, Praça Dom Malan e Pio XII. O quarto ponto que será agregado na segunda fase do projeto ficará localizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Todas as estações deverão disponibilizar 10 bicicletas que terão o devido acompanhamento. Para dispor do serviço, os interessados deverão passar por um cadastro que estará disponível no site da Prefeitura: http://www.petrolina.gov.br/.


Inicialmente, o sistema funcionará de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 13h. O valor diário será de R$ 5 ou mensal de R$ 10, com tempo limite de uso por no máximo uma hora, sendo necessário o retorno para estação, sempre ao término desse tempo.


Passeio

Para comemorar a aquisição, o passeio ciclístico percorrerá trechos como Orla, Avenidas Souza Filho, Souza Júnior, Viaduto Barranqueiro e Orla, onde o percurso será encerrado com o sorteio de 15 bicicletas doadas por parceiros. As inscrições para o passeio são gratuitas e poderão ser feitas no dia do evento no próprio local de saída. Neste dia, as 30 bicicletas do Sistema de Estacionamento Rotativo também serão disponibilizadas para o evento.


FONTE: Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário