Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Petrolina adere ao conceito de mobilidade urbana e inagura o Sistema de Bicicletas de Aluguel



 Marcizo Vitor/petrolina.pe.gov.br

Na tarde do último sábado (19), Petrolina deu mais um passo em direção ao futuro: o prefeito Julio Lossio inaugurou o Sistema de Estacionamento de Bicicletas de Aluguel, conhecido como Bicicletário, que tem o objetivo de oferecer mais uma alternativa de transporte urbano para a população, além de desobstruir o trânsito na área central.


Muitas pessoas participaram do passeio ciclístico que percorreu mais de 3 km pelas ruas do centro de Petrolina no intuito de celebrar o novo sistema. As primeiras trinta bicicletas disponíveis para o bicicletário, foram utilizadas durante o passeio.

“O Sistema traz a integração do trânsito com uma modalidade limpa e não poluente e com benefícios à saúde. O objetivo maior do sistema é retirar os veículos do centro da cidade, pois o cidadão pode deixar seu carro na Orla, fazer uso de uma bicicleta para percorrer o centro, e retornar para seu veículo sem as complicações comuns ao trânsito”, explicou o diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo – EPTTC, Paulo Valgueiro.


Inicialmente, três estações farão a distribuição e controle das bicicletas. A primeira, na Orla; a segunda, na Praça Dom Malan; e a terceira, na Praça Pio XII, contemplando áreas importantes do centro da cidade com um fluxo intenso de pessoas e automóveis.


O sistema de bicicletas de aluguel foi adotado da Europa e, no Brasil, a cidade do Rio de Janeiro foi pioneira e a população já demonstra adesão comprovada através das solicitações de novas estações em vários pontos da cidade, segundo Valgueiro, são 600 bicicletas circulando.


Sobre a operacionalização do serviço, o presidente da Serttel, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema, Angelo Leite, informou que as estações são no formato de autoatendimento e tem um sistema inteligente que monitora a retirada e devolução das bicicletas e sua localização.


A alternativa de transporte atraiu muitos curiosos durante a exposição e o lançamento do novo sistema. Miguel Pereira de Araújo, morador do centro de Petrolina, afirmou que o ‘bicicletário’ é uma solução também para quem não tem transporte. “Aprovei esse sistema e tenho certeza que todos também vão gostar”, disse.


FONTE: Assesoria de Comunicação Social


Nenhum comentário:

Postar um comentário