Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Lagoa Grande, Petrolina, Santa M. Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Afrânio e Dormentes: Produtores podem perder benefício




Agricultores do Sertão pernambucano correm o risco de não receber ajudar financeira do Programa Garantia Safra 2010/2011. As famílias são beneficiárias do projeto nos municípios que fazem parte do território do São Francisco - Lagoa Grande, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Afrânio e Dormentes. As cidades foram reprovadas na avaliação do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), por isso podem ficar sem receber a ajuda financeira. Todas já entraram com o pedido de reavaliação.


No município de Lagoa Grande, por exemplo, cerca de 1,7 mil famílias foram cadastradas para receber o seguro. “Juntamos todo o material que comprova a perda da colheita dos agricultores devido à seca na região, como cópias de reportagens falando do problema, o calendário de atendimento dos carros-pipa, entre outros documentos”, comentou o secretário de Agricultura de Lagoa Grande, Reginaldo Alencar.


Segundo ele, o MDA justificou a rejeição dos municípios alegando que as chuvas na região foram suficientes para garantir a safra. A justificativa foi rebatida. “As chuvas não foram suficientes. Um laudo de técnicos municipais e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) demonstra que tivemos uma perda de 92% da safra, mas o ministério reconhece que houve 22% de queda. Como o programa só paga a partir de perdas de 50%, corremos o risco de ficar descobertos”, reclamou Alencar. O resultado do programa deve sair até dezembro.



FONTE: folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário