Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Caruaru, Riacho das Almas, Toritama e Vertentes: Lavanderias do Agreste ganham Selo Verde




O segundo maior polo têxtil do país discute futuro sustentável as lavanderias. Novos critérios tecnológicos e práticas socioambientais aplicadas à produção são pautas frequentemente debatidas nesses encontros. Sendo assim, no próximo dia 07 de dezembro, o Sebrae em Pernambuco promoverá o lançamento do Selo Verde, trabalho resultante de uma parceria entre a entidade, via consultoria Sebraetec, e o Itep. O lançamento do Selo Verde ocorrerá a partir das 18h, no Caruaru Park Hotel (BR 232), com a presença de empresários do setor, autoridades e Imprensa.


O projeto é um manual de critérios tecnológicos e de gestão, que obedece a componentes exigidos pelo Ibama, Ministério Público e CPRH. O objetivo é deixar essas empresas totalmente dentro da legalidade. “É um levantamento de tudo que é exigido pela Lei, para que se tenha eficiência na gestão e com o meio ambiente. É um compromisso econômico e sustentável”, reforça Carlos Paiva, coordenador do Projeto de Lavanderias do Sebrae em Pernambuco.


Os serviços prestados pelas lavanderias são diferenciais na indústria têxtil. Esses processos conferem peculiaridade e detalhes estéticos que caracterizam cada peça e ajudam a impulsionar todo o mercado da Moda. De acordo com Sebrae, o Agreste de Pernambuco concentra cerca de 240 lavanderias distribuídas nas cidades de Caruaru, Riacho das Almas, Toritama e Vertentes. Dessas, 89 estão na Capital do Agreste. Já segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o setor de lavanderias emprega 1,7 milhões de pessoas no país. No Agreste do Estado são 20 mil empresas na cadeia têxtil, gerando 150 mil empregos diretos e indiretos.


FONTE: SEBRAE/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário