Total de visualizações de página

sábado, 9 de junho de 2012

DOMINGUINHOS: Coletânea “Pernambuco Forrozando para o Mundo” é lançada






 Por Talles Colatino, da Folha de Pernambuco 
 

TV Globo/Divulgação
No ano em que Luiz Gonzaga é onipresente em qualquer ação que envolva - ou não - forró, o produtor Fábio Cabral pega a contramão e faz o gênero nordestino prestar homenagem a outro importante ícone.

O pernambucano de Garanhuns José Domingos de Morais, o Dominguinhos, é quem motiva o o projeto “Pernambuco Forrozando Para o Mundo”, box que compila três CDs com forrós diversos, interpretados por 48 artistas, e que fazem referência ao seu inspirador.

O lançamento do trabalho acontecerá neste sábado (08), numa tarde de autógrafo com alguns dos artistas que fazem parte da coletânea, às 15h, na loja Passa Disco.

“No ano passado, Dominguinhos completou 70 anos de vida e 50 anos de carreira e não ganhou uma homenagem à altura da representatividade da data. Senti, então, que precisava fazer algo. Homenagear Luiz Gonzaga no ano do seu centenário seria óbvio e apenas mais uma ação entre várias. O legado musical de Dominguinhos também merece ser apreciado”, explicou o Fábio Cabral, que também é proprietário da loja Passa Disco e dono do selo musical que leva o mesmo nome.

A chegada até Dominguinhos se deu através do pesquisador de forró Paulo Vanderley, que contribuiu também na seleção do repertório da coletânea. Vanderley levou a ideia do projeto ao sanfoneiro, que não só permitiu sua construção, como também fez parte dela diretamente. Além de ceder algumas faixas antigas, Dominguinhos gravou uma canção inédita, exclusivamente para a coletânea. Trata-se da faixa “Senhora da Minha Alegria”, composta em parceria com Xico Bizerra e interpretada ao lado de Waldonys. A voz e a sanfona do homenageado ainda aparecem ao longo dos três discos em vários duetos e parcerias.

Em relação aos nomes escalados para participar da coletânea, Fábio Cabral explica que sua preocupação foi equilibrar artistas que fazem parte diretamente do universo de Dominguinhos e outros que pertencem a outras correntes estéticas, mas que poderiam dialogar de forma interessante com o forró. No primeiro time, estão nomes como Elba Ramalho, Maciel Melo, Azulão, Petrúcio Amorim e Irah Caldeira. No segundo conjunto, aparecem como exemplos Renata Rosa, Spok, Eddie e Luciano Magno. A maioria das composições presentes na coletânea é de artistas pernambucanos.

O sanfoneiro Chambinho do Acordeom, que viverá Luiz Gonzaga no filme “Gonzaga de Pai para Filho”, produzido por Breno Silveira sobre a história do Rei do Baião, também participa da coletânea. Sua inserção foi curiosa: Paulo Vandeley fazia uma ponta no filme de Breno quando comentou com Chambinho sobre o projeto “Pernambuco Forrozando Para o Mundo“ e ele mostrou interesse em participar. Acabou realizando a outra gravação inédita do projeto, “Domingos”, de autoria de Carlos Villela e Xico Bizerra.

O lançamento da coletânea será marcado com uma tarde de autógrafos com a presença de alguns dos artistas que participaram do trabalho. Devem baixar por lá Nena Queiroga, Geraldo Maia, Xico Bizerra, Jessier Quirino, Josildo Sá, Leda Dias, Luciano Magno, Dudu do Acordeom e o grupo Fim de Feira. Pode ser que acabe rolando uma canja ao vivo. Infelimente, por motivos de choques de agenda, Dominguinhos não estará presente. Além da Passa Disco, o box estará à venda nas lojas Oficina da Música, Gramophone e Livraria Cultura.

SERVIÇO:
Lançamento do box “Pernambuco Forrozando Para o Mundo”
Hoje, a partir das 15h
Loja Passa Disco (Estrada do Encanamento, 480, Parnamirim), em Recife.

Entrada franca


Com informações da Folha de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário