Foto:Eric Gomes/Fundarpe.pe.gov.br
Na última quarta-feira (26/10) em Caruaru, foi lançado o Projeto Cultura Valorização da Vida, dentro do Programa Governo Presente de Ações Integradas para a cidadania, do Governo do Estado. O Pacto pela Vida, na Cultura, está sendo feito em duas frentes: com ações de formação, através de oficinas de vivências e intervenções urbanas, e através de cursos das linguagens culturais.
Também existem ações visando à construção da Memória individual e coletiva. O objetivo é descobrir as referências históricas do lugar, com “focos de luz” em pessoas e fatos significativos para seus moradores.
Para recepcionar os moradores a Orquestra de Violinos do Monte do Bom Jesus cumpriu à risca sua missão. São cerca de sessenta crianças e adolescentes, daquela localidade, executando um repertório que vai do clássico (9ª. Sinfonia e A Primavera, de Beethoven) ao popular (Como é grande o meu amor por você, de Roberto Carlos).
A Orquestra tem apenas um ano e seis meses, mas os garotos parecem ter convivido há muito mais tempo entre violinos, violas e violoncelos. Quem explica essa “mágica” é o maestro Antônio José da Silva Filho, mais conhecido como Bitonho. “É só colocar um instrumento na mão deles, dá uma oportunidade, que os talentos aparecem”.
A busca por talentos é também uma das tarefas do grupo multiprofissional criado pela Secretaria de Cultura e Fundarpe, para desenvolver o Projeto Cultura Valorização da Vida, em Caruaru, através da realização das oficinas que os próprios moradores estão escolhendo.
Além de Caruaru, o Projeto Cultura Valorização da Vida será implantado também em Petrolina.
FONTE: fundarpe.pe.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário